VELHO SAUDÁVEL
O uso que faço da minha bicicleta melhora os meus índices físicos. Repercute-se directamente na qualidade da minha saúde e contribui decisivamente para que a minha velhice possa ser passada fora do périplo habitual dos hospitais e demais serviços de saúde. Em bom rigor, estou a contribuir activamente para não sobrecarregar o déficit orçamental da saúde. Pelo menos estatísticamente.
Através daqui cheguei à seguinte notícia: os Ingleses calculam que cada automobilista que se converta ao ciclismo poupa ao estado £ 400 por ano em recursos de saúde pública.
Por outro lado, os ingleses vão investir nos próximos 3 anos 140 milhões de libras para promover a utilização da bicicleta. Em especial meio milhão de miúdos em idade escolar irão aprender a andar de bicicleta, serão instaladas 270 redes de ciclovias que permitam aos miúdos ir de bicicleta para a escola e em 10 cidades será instalado um sistema de circulação preferencial por bicicleta. Os objectivos imediatos prendem-se com o controle da emissão de CO2 e com o combate à obesidade infantil.
Por cá os nossos autarcas andam entretidos com os negócios imobiliários. Ainda não perceberam que a sua principal função é tornar a cidade agradável e saudável a quem nela vive e trabalha.
Mas, atenção, percorrer meia dúzia de quilómetros por dia poderá ajudar o ambiente pelo carro que não se utiliza. Mas em termos de saúde pessoal não chega. Essa quilometragem, quanto muito, serve para abrir o apetite e estimular a acumulação de gorduras. Para fazer efeito na saúde a bicicleta deve ser levada mais a sério. Quem faça 1200Km num ano aparenta usar muito a bicicleta, mas fazendo as contas não chega a percorrer 3,5 Km por dia...
A parte da notícia respeitante a Inglaterra foi tirada daqui .
6 Comments:
"se ler a notícia, vai reparar que fala exactamente de ciclistas urbanos, de modo que não percebo a sua piadinha no fim do abrir o apetite..." (Lopes)
Resposta:
Falta de sentido de humor ? Ou uma leitura preconceituosa e encrespeda de tudo o que se lê onde é mais importante hostilizar o autor da opinião do que perceber a opinião ?
Ufa...tenho andado numa correria louca esta semana!
Parece que desde o encontro desmarcado, onde tinhamos um policia para cada ciclista, algum engraçadinho decidiu vir para aqui desabafar as suas frustrações pessoais ou seus complexos existenciais...talvez por não ter comparecido?!
Essa iniciativa da Inglaterra é muito mas mesmo muiiiiiito boa!!
E depois, de pequenino é que se torce...ao contrário daqui, lá dão importância à saúde, ao meio ambiente, a TUDO o que é importante para as populações!
Quem me dera que aqui fizessem algo semelhante (fora das colinas mais ingremes de lisboa)
:-(
Qt ao que falas em termos de saúde pessoal, isso pode ser conseguido através da prática de muitos outros desportos. Não é só através do ciclismo.
Para o comum dos cidadãos, não aptos (por diversas razões)
a um ciclismo tão 'profissional',
já era muito salutar a prática dos tais poucos km por dia, juntamente com outras actividades fisicas desportistas.
Por exemplo, o desporto mais completo que existe: a Natação :-)
Vês...
Desencorajas logo a malta com esses números só ao alcance de atletas de alto nível.
Azurara, a questão é outra.
Bicicletas, tudo bem, mas como isso dá trabalho e cansa a dar ao pedal, levamos a bicicleta á mão e ..usamos o metro.
Não posso generalizar, obviamente. Mas tenho visto muito disto. E estes tipo de comportamento não prova nada. Antes pelo contrário.
É que a militância ciclística exige um pressuposto de ordem física.
Há gajos que têm andado a enviar todo o tipo de comentário provocador, desde o insulto, até ao sibilino e cínico falso elogio do blog, apenas porque os confrontei com a respectiva triste realidade. Eles não falam do ciclismo que praticam, pois que quase nada andam de bicicleta. Eles falam do que viram na Holanda quando lá foram na viagem de finalistas e do que lêem na net nos sites da especialidade. E invocam estudos científicos feitos em Lisboa por catedráticos que...não andam de bicicleta.
Ou seja, uma vez mais o desporto nacional: falar daquilo que os outros fazem.
Obviamente que anda por aí muita gente séria e bem intencionada e que usa a bicicleta na cidade. Mas os que mais barulho fazem, são aqueles que mais têm que se justificar.
A bicicleta em Lisboa tem que se impor por via da prática reiterada. O que interessa é andar de bicicleta, sempre que se possa e nos seja vantajoso. O resto é conversa. Andar de bicicleta contra a natureza das coisas, é um tipo de militãncia votada ao fracasso.
Mas perceber isso exige alguma dose de concentração...
fui completamente ignorada :s Ou foi apenas impressão minha?
Quando falei em saber as suas opiniões foi a sério.
se estiver disposto por favor é só responder para :
blackbelly@gmail.com
saudações
sorry, blackbelly.
Isto por aqui tem andado tenso, com muita provocação, a tentar perceber quem vem por bem...
Hoje já não dá para lhe dar a resposta que pediu. Em breve lhe escreverei.
25 à hora com a sua condessa na av. Brasília é muito bom rendimento. parabéns.
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