TRANSAMÉRICA
Há cerca de um mês vi no Sky News a parte final de um documentário sobre uma mulher que atravessou os Estados Unidos da América em bicicleta durante cerca de dois meses. A semana passada tive a sorte de passar pelo mesmo canal e deparar com o início da repetição do documentário sobre a epopeia. Então, foi assim: A Jane (ela não indica o apelido) é inglesa de Leeds, tem 42 anos e em 2000 foi-lhe diagnosticado cancro de mama com seis meses de vida. Agarrou-se às maratonas a pé e de bicicleta. E ainda está viva. No caso que agora nos interessa, Jane largou San Francisco na Califórnia em 30 de Junho de 2006 e depois de 64 dias - 7 dos quais em descanso - chegou a New York com quase 5.500 Km percorridos, à média de 95Km/dia. Foi acompanhada por uma equipa com uma autocaravana que lhe dava apoio médico, de massagem e de alimentação na estrada e de 3 ciclistas que lhe garantiram alternadamente companhia na estrada. O site dela refere apenas as previsões em quilometragem e consumos. Mas do documentário retirei os números que agora indico.
Fiquei impressionado com o esforço físico, o sofrimento estampado no rosto, a vastidão das paisagens, a profundidade dos vales e a elevação das montanhas. Caramba, "aquilo" interpela qualquer um.
A intenção da Jane é angariar fundos para apoio a doentes terminais de cancro. Mas o grande exemplo que ela pode deixar à humanidade é o testemunho de coragem e de tenacidade.
Desejamos, todos nós certamente, que a Jane ainda viva muitos anos.
1 Comments:
...Fantástico. Quase surrealista.
Grande Jane !
Enviar um comentário
<< Home