quinta-feira, janeiro 04, 2007

PROJECTO 2007 - CUIDAR DO DESGRAÇADO


Nada funciona se o desgraçado não estiver em boas condições físicas e psicológicas. Desde o último raide que me tenho mantido em serviços mínimos. Aproveitei toda e qualquer queda de chuva como pretexto para a preguiça. Atrasei uma hora, hora e meia, as saídas pela manhã com a desculpa do frio. E cheguei a este lamentável ponto de partida: peso 95 Kg, colesterol 220, hematócrito 41,5 %, pulso em jejum ao acordar 65.
Rapidamente e em força é preciso estabelecer objectivos e tomar medidas. Assim:
1. Em 31 de Julho de 2007 o peso deve descer 12 Kg, o colesterol baixar para 120, o hematócrito subir a 48 % e o pulso em jejum ao acordar não ultrapassar os 50.
2. Medidas urgentes/instantâneas: acabar com o tinto, o queijo e qualquer bolo, substituir em absoluto a batata cozida e a da sopa por couve-flor. Beber 2 litros de água por dia (interrompi agora para ir à Fonte Viva beber um copo dela).
3. Medidas urgentes/imediatas: 3 horas por semana de corrida no estádio do Inatel, 200 Km por fim-de-semana em bicicleta, abdominais diários ( 1ª série 150, diminuindo 30 em cada uma das subsquentes).
4. Primeiros resultados significativos: ao fim de 60 dias.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...a minha alma está atónita...não será esforço a mais, fazer tanto tratamento ao 'desgraçado'?
...nem 8 nem 80 ;-)

22:22  
Blogger carneiro said...

A situação está pior do que pensava. Ontem no Inatel demorei 01:01.15 Horas a fazer um percurso que há seis meses fazia em menos de 44 minutos...

Mas soube bem uma hora seguida de jogging. O pior é o primeiro quarto de hora.

11:42  
Anonymous Anónimo said...

...'there cames the time' que essas coisas têm que ser vigiadas de perto por um médico...ná podem ser feitas assim a nosso belo prazer ;-)

14:26  
Blogger carneiro said...

obrigado pelo cuidado.

garanto que tenho sido seguido de perto pelo endireita.

Aliás esta semana chegaram os resultados das análises ao sangue. Por isso, sabia aqueles valores.

A última prova cardíaca de esforço foi feita em Julho - antes do raide de 2006.

Como vês, isto tem base científica.

14:30  
Anonymous Anónimo said...

Óptimo.

E depois, acabei de receber esta informação:
«Pensamento posterior aos dias festivos...

"As calorias são pequenos animais que vivem nos roupeiros e que durante a
noite ... apertam a roupa das pessoas."»

:-D

14:57  
Anonymous Anónimo said...

Bem, uma vez que está de certo modo preocupado com o resultado das análises, deixe-me dar-lhe algumas sugestões. Quanto ao peso, sempre pode treinar na zona aeróbica (entre 50-70% FCmax), pois o organismo dentro deste intervalo privilegia o metabolismo das gorduras em detrimento dos glúcidos, acontece que terá de treinar durante mais tempo nesta zona. Assim, também resolverá o problema do colesterol, cujo valor está um tanto alto, mas nada de alarmante. Quanto ao hematócrito (Hto), este está no limite inferior do intervalo (40,7-50,3%, dependendo da altitude), seria bom também saber o valor da hemoglobina (Hb). Geralmente, o Hto, aumenta com a prática de exercício e treino em altitude. Existem certos alimentos e nutrientes que podem aumentá-lo, como o caso de: alimentos ricos em ferro, vit. C, vit. B12, ac. fólico. De referir que a alfalfa verde funciona como a EPO (eritropoietina) de forma natural. Em relação à frequência cardíaca em repouso (FCr) , em princípio, ela diminuirá com o aumento do Hto. Uma vez que a oxigenação tornar-se-á mais eficaz, diminuindo assim o gasto cardíaco.
Espero que lhe seja útil alguma destas sugestões.
Boas pedaladas, Rui Ferreira.
PS: caso tenha alguma dúvida, e que eu possa aclarar, deixo o meu mail: ruiferreirabio@hotmail.com

23:53  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

95 Kg!!!
Eu fico-me pelos 85, pá. E estou gordo!

20:41  
Blogger carneiro said...

Rui Ferreira, obrigado pelos esclarecimentos, que ajudam sempre.
A Hemoglobina está no terço do hematócrito - 13,7.
Hoje de manhã - aproveitando a greve do metro - já fiz 00:54:25.

Ou seja, à 5ª sessão já baixei 7 minutos.

Só que agora estou naquela fase em que o organismo começa a reagir às cargas de esforço e acumula gordura para se proteger, ainda mais do que o que acontecia antes.

Daqui a duas semanas, vou começar a sentir alguma leveza.

15:23  
Anonymous Anónimo said...

Dependendo do sitio e laboratorios, a Hb varia entre 12,5-18 g/dl. Ela informa do "poder de carga" de O2 q os eritrocitos podem levar. Esta qd está baixa, os eritrócitos nao conseguem levar tanto O2. Assim, o nosso corpo reage de maneira a que o coraçao expulse mais sangue por minuto, aumentando assim a nossa frequencia cardiaca e consequentemente o debito cardiaco. Com uma boa alimentaçao, pós-natalicia, e um bom treino aerobico, verá q vai regressar rapidamente à sua boa forma fisica e fazer a sessao em 30 min (eheh). Mas a melhor sugestao para uma rapida recuperaçao é dar uma volta aqui pela zona de Mangualde até á Serra. (eheh)
Rui Ferreira

16:57  
Blogger carneiro said...

caro Rui Ferreira,

Obrigado pelos esclarecimentos técnicos. Como a sua intervenção é didáctica, não faça cerimónias em divulgar, com ciência, aquilo que este leigo só aborda pela rama.

O que interessa é pôr a malta a pedalar com saúde.

17:02  

Enviar um comentário

<< Home