quarta-feira, janeiro 03, 2007

SEM PILHAS



A luz de presença na traseira de uma bicicleta deveria ser usual em situações de diminuição de visiblidade, mormente, noite e nevoeiro.
Utilizo um sistema a pilhas com 5 lâmpadas led montado no espigão do selim. Ao contrário do garantido pelos fabricantes, as pilhas, mesmo em intermitência, nunca duram 150 horas. Se durarem 8 horas já não é mau. Por razões económicas só ligo a luz de presença em situações de nevoeiro, já que é muito raro andar à noite.
Mas descobri na Dinamarca um sistema electromagnético que funciona sem pilhas. Monta-se o conjunto com 3 lâmpadas led no eixo da roda e, pelo menos, dois magnetos nos raios, de modo a que a rotação desses magnetos se aproxime da cabeça da lâmpada. Origina-se, assim, uma corrente eléctrica que acende, em intermitência, a lâmpada. Também existe com o reflector da lâmpada em branco, para se utilizar na frente. Comprei ambas com um reforço de mais dois magnetos, para que cada roda funcionasse com 3 magnetos aumentando, assim, a frequência da intermitência luminosa. Na frente a lâmpada branca não provou eficácia bastante. Mas a lâmpada traseira funciona na perfeição. Montei-a no B.o.B..