segunda-feira, dezembro 18, 2006

SHAMAL ULTRA

O leitor e futuro companheiro de estrada Rui Ferreira alertou para a existência do modelo Shamal Ultra como o topo de gama em alumínio na família Campagnolo, completando e corrigindo uma informação que eu tinha publicado sobre a matéria. Aqui está ela, a Shamal Ultra, em cor dourada, com o peso total de 1395 gramas, com aplicações de carbono e de cerâmica no eixo e rolamentos. Desconheço o preço, pois só a encontrei no site da Campagnolo.
Entretanto, ontem parti um raio na roda traseira das minhas Zonda. Em frente a Santa Apolónia, com o alcatrão completamente liso, ouvi um estampido que parecia o ladrar de uma 6,35. Foi pura fadiga de material, pois nenhum obstáculo perturbou naquele momento a fluidez do movimento. Eram novas desde Fevereiro e tinham pouco mais de de 8.000 Km. O que me deixa algo preocupado quanto à qualidade genérica do material. Se bem que estas rodas não tenham sido criadas para andar a puxar reboques. De todo o modo, e apesar do número reduzido de raios, a roda não empenou e permitiu chegar a casa - mais 10 Km - sem qualquer outro cuidado que não fosse evitar os buracos para não quadrar a jante.
Já substituí pela Scirocco, algo mais pesada e dotada do clássico sistema de eixo Campagnolo que lhe dá aquele cantar característico da marca quando vai em roda livre. O pinhão desta é um pouco mais pesado, pois agora vou andar em 12-26, enquanto a Zonda tinha 13-29 - que em Abril me permitiu fazer algumas escaladas especiais.
Ainda não sei como vou mudar o raio, pois o sistema de fixação é diferente do tradicional, dado as jantes não serem perfuradas para que se introduza o raio pelo lado de dentro. Vou telefonar ao Chico Portugal (reparem na forma subtil, mas exibicionista, com que introduzi o Chico na conversa). Para quem não se lembra, o Chico foi profissional de ciclismo, sprinter de reconhecidos méritos, e agora é um dos mecânicos da equipa continental LA-Alumínios. E, quando tem tempo - o que nem sempre acontece -, faz-me o favor de prestar assistencia técnica à bicicleta. Ou seja, posso dizer que eu e o Candido Barbosa partilhamos o mesmo mecânico. É quase como ter um Renault e ser assistido por um mecânico da Williams. Se esta coisa do ciclismo dependesse apenas do material e da assistencia técnica...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como tenho andado um pouco ocupado, nao tenho lido recentemente os novos posts. Mas no que se refere ao preço destas novas Shamal, rondará os 1000€. Como refere num artigo anterior que o ciclismo tb é um pouco de vaidade (eheh), acho que este par até ficaria bem na minha bicicleta(ando tentado)! Fica aqui um site onde elas sao mais baratas, 685€(devido aos impostos, suponho), é um site suiço.
Abraço, Rui Ferreira!
http://www.bellatisport.com/shop/category/39/product/431/Campagnolo_Shamal_Ultra_Gold.html?bellatisport=b7b0655d89ca870563372350f7090f84

12:19  

Enviar um comentário

<< Home