quarta-feira, setembro 02, 2015

O QUE É O DOOM METAL

Doom metal é uma forma extrema do heavy metal que tipicamente usa ritmos lentos, guitarra com afinação baixa e um som mais "encorpado" ou "pesado" que os outros gêneros de metal. Tanto a música quanto as letras tendem a evocar um sentimento de desespero, pavor e desgraça iminente.[1] O gênero é fortemente influenciado pelos primeiros trabalhos da banda Black Sabbath,[1] que formou o protótipo para o doom metal com canções como "Black Sabbath", "Electric Funeral" e "Into the Void". A canção "I Want You (She's So Heavy)" de 1969 dos Beatles é por vezes considerada uma das primeiras encarnações do doom rock/metal.

 No início da década de 1990, viu-se emergir uma nova onda de doom metal. Estas bandas mesclavam ao doom metal diversas influências do death metal, um estilo que estava se popularizando na época.

As bandas que mais se destacaram neste estilo foram as britânicas My Dying Bride, Anathema e Paradise Lost, que utilizaram elementos característicos do death metal, como:
Assim, criaram o doom/death metal.
A característica mais importante do doom/death metal são os riffs lentos, inspirados em trabalhos de bandas como o Black Sabbath.
No doom "clássico", são utilizadas, com frequência, escalas menores e pentatônicas (sendo essa última a mola mestre do Blues).
Já no doom/death metal há também a utilização da escala cromática, atonal, que é uma herança do death metal. Essa ausência de tonalidade aumenta a agressividade do doom/death metal em relação ao doom metal dos anos 1980.

IN WIKIPÉDIA