segunda-feira, março 09, 2015

FUTEBÓIS DOMÉSTICOS

Jogar contra o Belenenses foi isto: luta, combate, bulha. Os jogadores do Belenenses capricham com duas atitudes: entrar na disputa sempre com os pitons das chuteiras à mostra, para intimidar o adversário; e   atirarem-se para o chão com um grito lancinante, cada vez que perdem no  choque, para influenciar o árbitro. Desta vez, não rodearam o arbitro em cada falta como no jogo da primeira volta do campeonato.
Depois do escandalo da primeira volta - onde o Belenenses ganhou 3-1 e usou de uma falta muito feia de fair play - desta vez o Outurela Dragon Force esteve à altura dos acontecimentos. Sempre com lealdade, mas com firmeza,  assumiu o choque e o confronto físico, nunca tirou o pé,  e os Belenenses certamente não se vão esquecer  que cada vez que foram à queima sentiram o calor.
O resultado  do combate ficou num nulo.
 Um jogador do Beleneses, depois de entrar com brutidade para cima do Darcy - que é um pretito franzino e dócil - acabou por partir o nariz tal a violencia com que entrou à jogada de cabeça. O Darcy não teve culpa. O mesmo Darcy, isolado perante o guarda-redes do Belenenses, obrigou este a uma arrojada defesa aos pés do avançado. O Darcy nem lhe tocou, mas o guarda-redes fez uma entorse dum tornozelo.
Um certo 35 do Belenenses que entrara a largar fruta em todas as jogadas,  e a gritar com dores tremendas  cada vez que caía, para logo após se recompor - tendo levado alguns espectadores a pensar no milagre de Belém, tal a facilidade das curas -  tentou um pontapé em rotação sem avaliar o defesa que estava na sua frente. A bola  espremeu-se dividida entre ele e o Açoriano, que tem mais 20 kilos de peso e mais 10 cm de altura. O Açoriano ganhou o ressalto - nem falta foi - mas o tal 35 fez uma entorse. 
É a lei da física: duas forças em choque frontal, cede a força menor. E é a lei do bom senso: a brutidade é perigosa.
Obviamente que o ambiente das lesões começou a ser explorado pelo Treinador do Belenenses que acabou recompensado pelo expulsão do  nosso Açoriano, com vermelho directo, numa jogada de mero contacto físico onde só o grito  manhoso do jovem belenense que se atirou para o chão tipo-gaitan foi anormal.
Moral da história: em termos de futebol jogado foi uma miséria de jogo. Mas em termos de atitude, até deu prazer ter explicado  aos Belenenses que mais vale jogar limpo em vez de procurarem o confronto e o choque físicos para nisso basearem o seu sistema de jogo.  A primeira volta não se repetiu.
A equipa do Outurela Dragon Force atrasou 2 pontos na luta pelo topo da classificação. Ver resutados aqui.
O Darcy é o 17. Como se percebe é o mais franzino  da equipa.