sexta-feira, abril 11, 2014

DECIDIDAMENTE ESTE PAPA SÓ ATIRA AO POSTE

Papa perde perdão pelos abusos sexuais de crianças.

O Papa representa a Igreja Católica. O Papa só existe para representar a Igreja Católica. Se não houvesse necessidade de a Igreja Católica ser representada, a figura do Papa não existia. Por isso, o Papa não está no Vaticano para assumir posições pessoais, do foro íntimo ou meramente subjectivas.   Quando assume uma posição deste tipo  - de pedir perdão pelo cometimento de crimes - está a envolver todos os membros da Igreja, tenham ou não cometido esses crimes.
Ora bem, só pede perdão quem reconhece que  tem culpa. E a generalidade dos crentes católicos certamente que cometeu muitos pecados e crimes, mas nada tem a ver com a pedofilia. A Igreja no seu todo não tem que assumir crimes colectivos, ainda menos perpetrados por uma minoria que escolheu a Igreja não por questões de Fé, mas apenas por razões instrumentais de mais fácil acesso às crianças.
Por isso, este pedido de desculpa do Papa  é mais um  completo disparate. Até porque está a assumir "culpas colectivas" tão ao gosto do que as ideologias comunistas e socialistas gostam que os outros assumam. Mas a culpa  quando não assenta em deliberação  votada e assumida   expressamente  nunca é colectiva. A culpa é sempre  individual. Por isso quem tem que pedir perdão pelos crimes da pedofilia são os padres e bispos pedófilos. A Igreja pode e deve  pedir desculpa, isso sim,  pelos crimes da Inquisição, pois que foi deliberado e assumidio que aquela era a forma de a Igreja actuar no mundo secular. Mas que se saiba a pedofilia nunca foi objecto de deliberação em concílio. São dimensões diferentes.
Aceita-se que o Vaticano peça desculpa, mas por  terem  andado os bispos durante dezenas de anos a esconder a pedofilia dos padres.  Mas esse pedido de desculpa deve ser formulado em nome dos bispos e dioceses  em concreto que praticaram esse encobrimento. Os crentes católicos nada têm a ver com as pulhices que alguns bispos praticaram.
E nessa parte, se o actual Papa quiser fazer algo de consequente, em vez de se manter nestas proclamações politicamente correctas  tão de agrado da  Comunicação Social de esquerda,  atreva-se  a ir além dos pedidos retóricos de perdão.  Todos os Padres pedófilos, todos os Bispos que praticaram encobrimento, não são dignos de se manterem na Igreja. Está documentado quem são, onde moram e o que fizeram. O Vaticano sabe. Então que sejam expulsos da Igreja e deixemo-nos todos de conversa fiada..


1 Comments:

Blogger Lura do Grilo said...

É sempre esta comiseração. Não se pode meter todo o clero no mesmo saco. Há que denunciar os abusadores, denunciá-los e retirar-lhe o sacerdócio (pelo menos até uma recuperação completa): mais nada.

20:14  

Enviar um comentário

<< Home