sexta-feira, janeiro 18, 2013

LANCE, FOREVER !


Quem passou pela alta competição, em qualquer modalidade, sabe que para ganhar é preciso preencher dois pressupostos: chegar em primeiro e não acusar positivo na análise do doping.
Quem passou pela alta competição, em qualquer modalidade, sabe que todos os atletas com aspirações a ganhar, tomavam todas as substâncias naturais ou químicas em doses junto ao limite proibido e, de um modo geral, tudo o que não fosse detectável nas análises à urina e ao sangue.
Quem passou pela alta competição, em qualquer modalidade, sabe que os classificados em segundo ou terceiro lugares tomaram exactamente aquilo que o classificado em primeiro lugar tomou.
Quem passou pela alta competição, em qualquer modalidade, sabe que se tomava tudo o que não acusasse positivo nas análises.
Assim, é de um extremo cinismo este circo de  atirar pedras a Armstrong, como se houvesse um único ex-atleta, em especial no ciclismo profissional, que estivesse em condições morais de o poder fazer.
Sabemos que ultimamente, devido ao requinte e apuramento dos exames laboratoriais e, em especial, devido ao Passaporte Biológico, o doping está muito mais controlado. 
Na época de Armstrong quem tomava doping não fazia batota. Cumpria as regras do jogo que estavam em vigor. E o doping fazia parte das regras do jogo. Foi sujeito a mais de 500 controlos e nenhum acusou positivo. 
Pelo exposto, Armstrong foi o vencedor do Tour sete vezes e como tal o lembrarei. Nenhum dos que ficaram até ao 10 lugar em cada  um daqueles anos tomou menos Epo, testosterona, cafeína, ou hormona do crescimento do que ele. Só que Armstrong, tomando o mesmo que os outros, foi melhor que a concorrência. E quem não contextualizar historicamente os factos e prefira fazer uma leitura com os óculos éticos que só recentemente se passaram a utilizar, está a ser intelectualmente desonesto.
Hoje, 18 de janeiro de 2013, dia em que o politicamente correcto está a diabolizar Armstrong, eu quero manifestar o meu apoio ao atleta extraordinário que ele foi e enaltecer as suas tremendas vitórias.
Para mim, Lance foi e é o maior. Chegou em primeiro e não acusou doping nas análises que lhe fizeram de forma sistemática. Por isso, à luz das regras aplicáveis, Lance Armstrong foi sempre o primeiro e mereceu ter ganho. Sem espinhas e sem mácula desportiva. Não me venham  falar em "éticas desportivas". O Barcelona e o Benfica treinam semanalmente a simulação de quedas e de lesões para obterem faltas e cartões para os adversários e há jornalistas que até  o celebram como sinónimo de profissionalismo e de maturidade desportiva.
Eu tinha colegas na faculdade que tomavam umas pastilhas na época dos exames. Eu só não tomava porque não tinha dinheiro para as comprar.
Cada um de nós já fez a sua batotazinha para melhor enfrentar a vida.

Etiquetas:

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não me parece que justificar um crime com outro crime seja aceitável, mais a mais dito por um advogado...

16:09  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente e apenas quero reforçar a ideia de que se por um lado Lance foi o homem escolhido para ser crucificado no seio da modalidade, também o ciclismo tem sido crucificado em nome do desporto. Não me faz confusão observar os inúmeros casos de doping no ciclismo, o que me deixa preocupado é o facto de praticamente ninguém ser apanhado no futebol, nem quero saber o que anda por lá.

16:30  
Blogger carneiro said...

A discussão nunca esteve colocada ao nível do que é crime ou deixa de o ser.
A discussão estava ao nível da ética desportiva e da interpretação actualizada de factos pretéritos.

Tudo coisas que manifestamente lhe passaram ao lado, atento os termos do seu comentário.

Mas não fique triste, que anda por aí muita gente a zurrar no mesmo tom.

16:39  
Blogger carneiro said...

No futebol e no basquete os atletas morrem durante as competições, mas ninguém se incomoda.

Aliás, até aproveitam as mortes para apelar ao sentimento dos sócios e para facturar na venda de camisolas com o nome do morto.

16:41  
Anonymous Anónimo said...

Se eu não tenho ética, o outro está desculpado por não a ter ?
Lindo mundo o seu em que o seu idolo armstrong, nunca passou de um drogadeco manhoso.
E zurrar, zurra a tua mãe.

16:56  
Anonymous Carlos Augusto said...

A etiqueta diz tudo!
Como é possível aquela equipa ter dado baile o ano passado à concorrência. Toda a equipa!?
Oh meuszzz amigos...

18:52  
Blogger carneiro said...


O que eu disse - e que continuas a não ter percebido - é que a discussão se centrava na ética desportiva numa época em que todos faziam a mesma coisa e praticavam o mesmo comportamento ético. Não havia bons nem maus. Eram todos iguais.
Coisa que, pelo que continuas a zurrar, ainda não percebeste. Nem acredito que venhas a perceber. por iso não te vou responder mais.

20:42  
Blogger carneiro said...

Pois, carlos augusto.

20:42  
Blogger aamorim said...

Informo, sujeitando-me às consequências, que "gamei o texto", publicando-o no meu face, acrescentando apenas um preâmbulo, como segue!!!

LANCE, FOREVER !

Não sou nem nunca fui a favor de qualquer tipo de doping! Mas há que contextualizar a ética desportiva numa época em que todos faziam a mesma coisa e praticavam o mesmo comportamento ético. Não havia bons nem maus. Eram todos iguais.

Felizmente esses processos estão a acabar (?), o ciclismo está cada vez mais limpo, o que é excelente. Faltam todas as outras modalidades...

O Lance foi o homem escolhido para ser crucificado no seio da modalidade. Para gáudio da hipocrisia e histeria colectiva.

Para mim, o Lance foi e é um ídolo.

O texto que se segue não é meu, mas subscrevo-o por inteiro, assinando por baixo.

14:21  
Anonymous Isabel said...

Questão periférica mas que não deixa de ter que se lhe diga: e no futebol? Sim, dizia bem um dos anónimos: e no futebol?
E no FCP? e outros????

10:58  
Blogger carneiro said...

Tens razão Isabel.
E no ragby também. Há 2 anos no Benfica uns testes acusaram positivo. E anos antes no basquete até morreram atletas.
Aliás a nandrolona no futebol do Benfica fez história.

17:44  
Anonymous Isabel said...

Do Benfica? Sem dúvida! Mas não só! Olha o Boavista, Carneiro, Olh'ó Boavista!!!
Aliás , cá entre nós que ninguém nos lê, até penso que na maior parte das "ocupações" políticas anda tudo a "snifar" qualquer coisinha, não Carneiro???

19:09  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns. Nunca tinha visto a "coisa" por este prisma.

15:03  

Enviar um comentário

<< Home