sexta-feira, outubro 12, 2012

RECEBIDO POR E-MAIL

A INSUSTENTABILIDADE DA SEGURANÇA SOCIAL

A Segurança Social nasceu da Fusão (Nacionalização) de praticamente todas as Caixas de Previdência existentes, feita pelos Governos Comunistas e Socialistas, depois do 25 de Abril de 1974.

As Contribuições que entravam nessas Caixas eram das Empresas Privadas (23,75%) e dos seus Empregados (11%).

O Estado nunca lá pôs 1 centavo.

Nacionalizando aquilo que aos Privados pertencia, o Estado apropriou-se do que não era seu.

Com o muito, mas muito dinheiro que lá existia, o Estado passou a ser "mãos largas"!

Começou por atribuir Pensões a todos os Não Contributivos (Domésticas, Agrícolas e Pescadores).

Ao longo do tempo foi distribuindo Subsídios para tudo e para todos.

Como se tal não bastasse, o 1º Governo de Guterres(1995/99) criou ainda outro subsídio (Rendimento Mínimo Garantido), em 1997, hoje chamado RSI.

E tudo isto, apenas e só, à custa dos Fundos existentes nas ex-Caixas de Previdência dos Privados.

Os Governos não criaram Rubricas específicas nos Orçamentos de Estado, para contemplar estas necessidades.

Optaram isso sim, pelo "assalto" àqueles Fundos.

Cabe aqui recordar que os Governos do Prof. Salazar, também a esses Fundos várias vezes recorreram.

Só que de outra forma: pedia emprestado e sempre pagou. É a diferença entre o ditador e os democratas?

Em 1996/97 o 1º Governo Guterres nomeou uma Comissão, com vários especialistas, entre os quais os Profs. Correia de Campos e Boaventura de Sousa Santos, que em 1998, publicam o "Livro Branco da Segurança Social".

Uma das conclusões, que para este efeito importa salientar, diz respeito ao Montante que o Estado já devia à Segurança Social, ex-Caixas de Previdência, dos Privados, pelos "saques" que foi fazendo desde 1975.

Pois, esse montante apurado até 31 de Dezembro de 1996 era já de 7.300 Milhões de Contos, na moeda de hoje, cerca de 36.500 Milhões ?.

De 1996 até hoje, os Governos continuaram a "sacar" e a dar benesses, a quem nunca para lá tinha contribuído, e tudo à custa dos Privados.

Faltará criar agora outra Comissão para elaborar o "Livro NEGRO da Segurança Social", para, de entre outras rubricas, se apurar também o montante actualizado, depois dos "saques" que continuaram de 1997 até hoje.

Há quem fale num montante,  incluindo juros nunca pagos pelo Estado, rondando os 70.000 Milhões ?!...


Ou seja, pouco menos, do que o Empréstimo da Troika!...

(...)

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous NC said...

E, ao mesmo tempo, foi criando nas mentalidades do pagode da subsídio-dependência a ideia de que toda a gente que nunca descontou para lá um chavo tem direito a tudo e mais alguma coisa. Todos os dias assisto a isso quando passo à porta da delegação da SS que fica perto de minha casa e quando calha escutar a conversa fiada da minha empregada doméstica. Um dia destes contava, muito convicta e revoltada pela morosidade da chegada da resposta, que a fulana tal, conhecida dela, tinha uma filha de vinte e tal anos (que nunca fez nada na puta da vida a não ser dar umas quecas com a rapaziada nas saídas nocturnas, isto deduzi eu da conversa dela) que agora tinha tido uma criança, não tinha condições económicas nem de alojamento para a nova realidade familiar e que a Segurança Social é que tinha de resolver a situação e depressa...(mais ou menos, "sic")
E acrescento também que a minha empregada doméstica (que tem a virtude de se lhe poder confiar as chaves sem problemas, coisa hoje a preservar e que só por isso ainda não foi de vela...) frequentemente falta ao trabalho com as desculpas mais mirabolantes, mas tem a renda de casa paga pela SS ao abrigo do arrendamento jovem e de mais não sei que merdas, além de que desconfio que também abicha o Rendimento Mínimo... E é esta gente cheia de virtudes de trabalho e de direitos que esses artistas do BE também defendem encarniçadamente quando se fala em seleccionar quem merece e quem não merece ser apoiado...

12:10  

Enviar um comentário

<< Home