segunda-feira, janeiro 09, 2012

FRESAR COM ESSE



Mais uma aventura. A minha estreia mundial na utilização da frese. Aprendi a montar o cardan na tomada de força, percebi que a frese tem três velocidades e dois pontos mortos na rotação das facas, descobri o manípulo que canaliza a força do motor para as rodas, só para a tomada de força, ou para ambos. Consegui afinar a profundidade das facas através de uma roda-parafuso. Percebi que com o hidráulico em baixo o manípulo da força do motor não engrena. Enfim, descobri uma quantidade de coisas novas. Fresar é uma actividade vagarosa, a dar tempo à máquica. A primeira passagem faz-se na velocidade mais baixa da rotação das facas para desfazer as leivas. A segunda passagem faz-se com a velocidade dois para amiudar o terreno. No canteiro onde vou ensaiar o estufim, apliquei 200 litros de guano e fiz uma passagem na velocidade três. O terreno ficou tão macio e solto que o pé enterra. O que naquela terra forte e argilosa é um bom resultado. Tenho terreno a mais para as minhas disponibilidades de tempo. Por isso vou parar com o amanho e dedicar-me ao plantio no que já está amanhado. Está na altura de fazer o alfobre do cebolo na estufa e transplantar o jardim que germinou no meu gabinete. As parcelas que não vou lavrar este ano vão ficar de pousio para a rotação do próximo ano. A aveia que já está a crescer - resultado da ceara anterior - vai ser ceifada antes de formar semente e aproveitada a matéria orgância para o silo de compostagem. Estou preocupado com as raízes da aveia. A cinco centímetros de profundidade o terreno está repleto de raízes de aveia, entrecruzadas como se fosse uma rede. Espero que a frese mate aquilo tudo, ou fico com o terreno incapacitado. Um dos canteiros já está parcialmente semeado com tremocilha. Para aproveitar na compostagem e para reforçar o terreno em azoto. O engraçado é que esta aventura agrícola me está a abrigar a planear e a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Com muita antecedência. A caminho da terceira idade é uma óptima ginástica cerebral.

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger aamorim said...

Caro Amigo,
Sendo já (no mínimo) um agricultor de mini-latifúndio experiente e actualizado, está na hora de passar aos subsídios. Para ser um Agricultor a sério e à Português, não vale a pena produzir muito, a actividade não é mais que um meio para atingir os (muitos) subsídios disponíveis.
Estou pronto para assessorar nessa tarefa (com larga experiência, embora ao serviço de terceiros).
Ou toda essa actividade é mesmo só para produzir? É que se for o caso, neste país, até pode ser condenado a internamento compulsivo!!!
Abraço

14:03  
Blogger Victor Plastikman said...

e as aventuras continuam !!!

14:19  
Blogger carneiro said...

"mini-latifúndio" ehehe. Brilhante conceito!

Desconfio que vou ser internado. Sei lá sacar subsídios...

18:19  
Blogger aamorim said...

Primeiro passo, obter o número do INGA.
Subsídios no Âmbito do Proder:
- RPU - Regime de pagamento único;
- Produtos vegetais (regadio e sequeiro) e animais;
- Pagamento complementar de medidas Agro-Ambientais;
- Gasóleo agrícola;
- Comparticipação custos de energia;
- Manutenção de actividade agricola em zona desfavorecida?;
- Valorização dos modos de produção agrícola;
- Pousios?;
- etc. etc. etc.
Está tudo em www.ifap.pt
E isto é apenas uma amostra da quantidade de subsídios atribuídos à agricultura (perdão, aos agricultores!). Só tem um senão, os impressos e as normas são complicados à brava!!!
Estou disponível para montar uma "empresa de consultadoria" e tratar desses processos (a comissão normal é de 15 a 20%) e ainda para elaborar projectos e consequentes processos de candidatura a fundos perdidos (tenho bons conhecimentos lá dentro... - aqui a margem vai até aos 30/35 % do que se consiga sacar). Os consultores ainda conseguem ser mais chulos que os "ditos agricultores"!!!
E esta vergonha contínua impune.
E acredite que sei do que falo.
Abraço

16:51  
Blogger Victor Plastikman said...

Apareça á porta do Ministerio da Agricultura , com as rodas do jipe cheias de lama é 100 % garantido ! eh eh eh .

18:47  
Blogger anA said...

Gostei de ler tudo, especialmente a sua postagem. Tenho tb um solo argiloso e procuro forma de o melhorar. Fiz uma paragem aqui,recolhi informação.Vou ver o que consigo fazer. Obrigada...

12:46  

Enviar um comentário

<< Home