quinta-feira, janeiro 13, 2011

TAXA RUINOSA


O prémio Nobel da Economia Paul Krugman considerou que a taxa de juro referente ao leilão da dívida pública portuguesa foi «ruinosa».

Numa apreciação publicada no seu blogue, Krugman disse que a taxa de juro foi «pouco menos que ruinosa». «Considerar um sucesso a capacidade de Portugal colocar obrigações a dez anos a uma taxa de juro de 'apenas' 6,7 por cento diz alguma coisa do profundo desespero da situação europeia», afirmou.
Já agora acrescentamos que dos 1250 milhões recolhidos, metade se destinava a pagar um empréstimo a 4 anos que agora se venceu.
Ou seja, convém ter presente uma realidade que os noticiários não referem por ignorância dos jornalistas: o perigo de não se "colocar" o montante programado traduz-se na impossibilidade de se pagar o empréstimo anterior que agora se venceu. Ou seja, pede-se dinheiro emprestado para pagar dívidas antigas. O perigo tem um nome: bancarrota.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger ups said...

Este gajo não percebe nada da economia portuguesa*,pá!

O gajo é um soviético americano ....


ups!


* quem sabe disso sou eu:um saca-rolhas para cada um deles!!!!Mesmo que isso agrave um pouco mais a porra da dívida.
Um pra todos saía mais barato,mas era desumano.

10:44  
Anonymous Anónimo said...

Porrium, catanorum est...

O Nobel tem razão.
Em vez de pagarem o que devem (dívida que eles próprios contrairam) andam pelo mundo fora de mão aberta pedir dinheiro para pagar juros.

Nem a Dona Branca aguentou e era bem mais esperta que estes caloteiros

11:08  

Enviar um comentário

<< Home