terça-feira, junho 01, 2010

FASCISMO ESCOLAR

O meu filho de 9 anos, partiu hoje para a Viagem de Finalistas do 4º ano. A T-shirt da fotografia é de uso obrigatório.

Publicidade às obras do regime -"Programa"-,
Exaltação das qualidades do regime - "Modernização" ,
Dogma doutrinário - "Escola Nova",
Autoria política - "Câmara de Lisboa"-,
Referência ao líder do regime - "fixe" -,


E, de forma esmagadora, a mensagem ideológico-publicitária no seu conjunto demonstra na sua alarve plenitude o timbre da Escola Pública do Regime: a infantilização forçada das crianças através de slogans atrasados 2 ou 3 anos em relação à idade mental dos miúdos - "A minha Escola é muito fixe" -.

Isto é manipulação ideológica das crianças através da Escola. Isto é Fascismo.

No tempo do Salazar praticava-se o mesmo tipo de manipulação mental das crianças. A única diferença é que nessa época o Exame da Quarta Classe obrigava a saber Ler, Escrever, Contar e a Tabuada. E se nessa remota época houvesse mensagem ideológica em T-shirts, só poderia ser: "A minha Escola é lixada, obriga-me a trabalhar, mas aprendo".

Não sou Salazarista, porque sempre tive vistas largas e adoro a liberdade de pensamento e de expressão. Os "inhos" sempre me afligiram os nervos. E a arrogância da verdade absoluta conjugada no singular provoca-me urticária.

Mas fascismo ideológico, por fascismo ideológico, eu escolho o mal menor: prefiro um fascismo ideológico onde se aprenda a tabuada e se aprenda que a baleia não é um peixe que respira por pulmões.

Desculpem o desabafo: mas sou eu que estou a ficar maluco ? Será que estas coisas não incomodam mais ninguém ?

2 Comments:

Blogger ups said...

Xiclista,não estás nada maluco.Estás ainda na fase embrionária desse estadio.
Tem calma que tens tempo de lá chegar.

...ùltima hora/tvs...

"Uma mulher pariu há pouco numa padaria,em cima dos sacos de farinha"....

E eu que sou profissional vou fazer pão numa máquina do "Plus",para me ir adaptando à ideia das novas necessidades.
Maluco,eu???
O que eu quero é "pães"/Bifanas.Até podia ser monárquico,mas....."É a vida"
Ultimamente, é só bolos...
E fascismo nunca mais!Hummmmm!

ups!

14:08  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Incomoda, sim. Mas a poucos, pá.
A maioria nem se apercebe. Até acha "fixe"...
É que o endoutrinamento já começou há muitos anos.

20:45  

Enviar um comentário

<< Home