sexta-feira, março 12, 2010

DECLARAÇÃO DE INDIGNAÇÃO

Ontem estive fora. Só hoje dei por isto.

Estou escandalizado.

Há cerca de 20 anos tive conhecimento de uma situação em que uma Professora foi ameaçada fisicamente por um pretalhaço de 15 anos numa Escola da Região de Lisboa. E a pintura do carro serviu de assinatura quanto à seriedade da ameaça. Essa Professora contou ao Marido. Algumas semanas mais tarde comentou que o tal aluno tinha faltado entretanto pois estivera em casa doente. Parece que tinha levado uma sova de alguém. E o curioso é que esse pretalhaço já nem se atrevia a abrir a boca durante a aula.

Há cerca de 15 anos tive conhecimento de uma professora de Educação Física, grávida de oito meses, que era tratada por um aluno branco de 14 anos, nos seguintes termos: "Foda-se, vai parir longe, sua vaca...". Constou, mas nunca se provou, que esse aluno um dia atrasou-se no balneário e foi o último a sair. Levou uma sova com uma toalha molhada que lhe deixou as costas negras, tal o trambolhão pelas escadas abaixo. Esse aluno até ao final do ano nunca mais faltou ao respeito a professor algum.

Num e noutro caso, eis a prova evidente de maus tratos infligidos aos nossos pobres jovens, vítimas apenas do contexto social e de uma infância carente. Nenhum dos jovens achou que valia a pena apresentar queixa. Nenhuma dessas Professoras se suicidou.

5 Comments:

Blogger rapariga said...

Eu pergunto-me que tipo de educação tem eles em casa.Não sou professora, mas lido diáriamente com crianças/adolescentes, sei que esta canalhada é muito mal educada, mas só vão até onde os deixarmos ir, porque se lhes fizerem frente e se acima de tudo nos dermos ao respeito, eles n se atrevem a erguer a voz.

14:58  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

... e nenhum dos professores se suicidou...

Sabes, pensando bem, sou gajo para já ter evitado alguns suicídios.

20:58  
Blogger carneiro said...

O meu Prof da primária, Joaquim Candeias, que andará a gozar a reforma por Coimbra. Pai de uma ranchada de filhos, o mais velho dos quais, o Ricardo, é ou já foi o Presidente dos Jovens Advogados, ao sábado de manhã passava revista às unhas, ao pescoço e às orelhas. Era dia de lavagem compulsiva num daqueles lavatórios com taça e balde por baixo.
Na educação física voltámos a esse tempo. è a oportunidade de levar alguns a tomar um banhito que alivie o cheiro da sala.

Desconfio que a nova ministra nem saib o que isto seja. Deixei escrito no blog do Paulo que ainda vamos ter saudades da outra. Pelo menos era firme e servia de pressuposto para a dialéctica. E se ela deixou obra, foi ter trazido a educação par a primeira linha d discussão social.

Esta agora falta-lhe viagra nos actos e nas atitudes, não falta ?

Aquilo é tipo, seguidinhas, seguidinhas, meia....

A criminalização do bullyng (ou lá como se escreve o raio da palavra) é patético.

Até aqui quando acontecia que as Comissões de protecção funcionassem e não impedissem que a iniciativa de alguns pais levasse o energúmeno à presença do Juiz de Menores, o "arguido" era sujeita a uma de duas sanções, qual delas a mais eficaz: Uma Advertência e uma Solene Avertência. A diferença entre uma e outra é que uma delas era com o dedo no ar...

Este sistema decididamente não evita suicídio algum.

21:44  
Blogger ups said...

Na escola levei algumas ponteiradas e reguadas(eram métodos pedagógigos muito violentos)...fizeram-me bem!
E tinham uma virtude,se me queixasse em casa ainda levava mais uns puxões de orelhas....
Tempos terríveis em que os paneleiros não se podiam a casar uns com os outros e em que abortar não era muito bem aceite...Tempos terríveis,uiuiuiuiuiui!
Os pais e os professores eram todos uns reacionários!...Ah, e não havia partidos,nem liberdade de imprensa...Tchiiiiiii!

ups!

10:42  
Blogger Victor Plastikman said...

Bem ... Amigos !!!
Eu tambêm levei algumas réguadas , e umas "ponteiradas " e umas vergastádas . É certo que não fiquei mais inteligente por causa d,isso !
Mas , o que se vê hoje , no comportamento dos ( putos )alunos é que deixa muito a desejar . por não se poder repreender o "menino".
Há um lema cá em casa , quando "eles" querem a maminha feita sem saberem de onde vem , tomam um calmante de cinco pontas .... e acabam as birrinhas ..
" Tadinhos dos meninos "

19:31  

Enviar um comentário

<< Home