sexta-feira, outubro 03, 2008

SECRETARIAS



Durante anos existiu uma proximidade afectiva entre o FCPorto e o Vitória de Guimarães. Sem pôr em causa a natural competitividade e concorrência, o Vitória até era ultimamente um dos principais destinos dos jogadores secundários do Dragão que se emprestavam para "rodar". E disso beneficiou, e em muito, o Vitória na última época.
No final da época passada, o Vitória estava em corrida directa com o SLB pelo terceiro lugar no campeonato que dava acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. E aproximando-se o jogo FCP-Vitória surgiram umas vozes a sugerir, depois a pedir e finalmente a exigir que o FCPorto perdesse intencionalmente esse jogo, pois não faziam falta os pontos, para garantir com mais folga a vantagem pontual do Vitória sobre o Benfica. Esse jogo foi uma espécie de divórcio. Os adeptos insultaram-se mutuamente e o resultado desportivo foi um concludente 5-0 evidenciador de que há favores que não se podem fazer nem a amigos. De seguida veio o campeonato da secretaria promovido pela equipa de Luis Filipe Vieira para pretextar a sua legitimação à frente da Agremiação da Luz, face à escassez de resultados desportivos. O Vitória, levianamente, associou-se nessa luta, chegando ao ponto de assumir a vanguarda da lide judicial. Desnecessariamente, pois que lhe bastaria estar quieto para beneficiar indirectamente, caso o SLB lograsse a vitória judicial que não se veio a concretizar.
A partir daqui as desgraças sucederam-se. O Vitória deixou de poder contar com alguns jogadores do FCPorto que acabaram por ingressar no arqui-inimigo Sporting de Braga. Na eliminatória da Liga dos Campeões, o Vitória foi ostensivamente roubados em ambas as arbitragens. No campeonato só uma recente vitória os retirou dos penultimos lugares classificativos. E ontem foi eliminado da taça Uefa, ao mesmo tempo que o seu inimigo figadal, o Braga, beneficiando agora do tratamento preferencial que antes lhe era votado pelos Dragões, acabou por fazer um brilharete desportivo.
Nem todas as desgraças recentes do Vitória eram controláveis, no sentido de poderem ter sido evitadas pelos seus dirigentes. Mas porque a ingratidão na amizade e a mesquinhez na competição são "coisas" muito feias, pelo meu lado só posso dizer: "Bem feito ! Aguentem-se e durmam na cama que estenderam".