AO CHEGAR A CASA
Depois de sucessivamente me ter despedido da Família Cunha, do Nuno e do Torpedro, meti a telega* e vinha nos meus 42 à hora quando fui abordado num semáforo por esta Agente Policial que me obrigou a acompanhá-la à esquadra para identificação e revista. Como vês, Piteira, já não preciso da tua ajuda. Podes ficar com elas todas para ti.
*Nota da dúvida metódica: Há quem escreva "talega", pois que o som redondo do "a" reforça o significado de coisa volumosa e pesada. Os dicionários não incluem a palavra dirigida ao ciclismo. Nem admira, pois os nossos intelectuais não sabem andar de bicicleta. Existe a "teleiga" relativa a um saco de cereais, admitindo-se a significância analógica com o grande peso desse saco equiparado ao grande peso da pedaleira grande. Descobri para "teleiga" outro significado relativo a um modelo de carro de tiro siberiano a quatro rodas, o que o deve excluir do âmbito ciclístico.
Para os intelectuais que aqui vêm e não estão a perceber o que é a "telega" ciclística: Trata-se da maior roda pedaleira da bicicleta que exige maior esforço muscular para accionar e que proporciona maior velocidade. Em linguagem popular - no Oeste Litoral - "telega" ou "talega" significa também grande esforço ou grande dificuldade física. Exemplo: "Subir aquelas escadas com o móvel às costas foi cá uma talega..."
Oh Xantipa, pede aí, por favor, à tua amiga que fez o Dicionário - aquela a quem eu tinha que explicar as anedotas porque ela estava com sono - , que ajude nesta questão essencial para o ciclismo português.Obrigado.
4 Comments:
SE eu fosse revistado(apalpado) por esta polícia ficava cá com uma "talega"=pedaleira grande.Yes!
O xiclista eu ja tinha visto que só querias as que estão mal uniformizadas e que tinhas pavor às que usam algemas e bastão...
...qual terá sido a utilidade do bastão na identificação e revista, espero que tenha sido meiga...
...para à próxima reduz a velocidade e mete-te só com as que pertencem ao pelotão ciclo...
saudações xiclistas
JP
Dignissimo camarada,
o teu blogue para além das "gajas" é também um lugar didático onde se aprendem coisas como a talega é afinal uma pobre Telega.
Hoje fiquei mais rico, e amanhã vou já distribuir essa riqueza por terrenos que não visitem este prestigiado estaminé...isto por razões óbvias..
Hoje estive na baixa, mas só tive tempo para a engraxadela e ginja..da proxima apreço lá no Pereira.
Direi, direi!
:)
Enviar um comentário
<< Home