segunda-feira, setembro 08, 2008

VERDADE REPOSTA

Ao passar pela Estátua de Salgueiro Maia em Santarém, verifiquei que o monumento foi acrescentado com uma bicicleta Kuota, em tudo idêntica ao veículo do Xiclista. Tratava-se de um lapso histórico, pois sabe-se agora que parte significativa dos militares de Santarém vieram a Lisboa depôr o regime de Caetano de bicicleta. Foi assim reposta a verdade histórica.
Pelo meu lado, presto a minha homenagem a Salgueiro Maia, herói militar, endeusado também porque morreu cedo, mas que foi dos poucos militares que não tirou proveito pessoal da revolução. Ele apenas demoliu o "estado a que isto chegou". Talvez por isso, os partidos políticos o tivessem sempre olhado de soslaio, com desconfiança, porque quem não tem ambições de poder ou vaidades pessoais pode ser perigoso. Não duvido que ele, se ainda estivesse por cá, se sentisse tentado a derrubar também o "estado a que isto chegou" outra vez, com a simplicidade com que se fazem as coisas importantes.

EM TEMPO: Por vezes esqueço-me que a malta mais nova não conhece todas as histórias do folclore revolucionário, não estando assim em condições de perceber algumas referências concretas. Por isso, recorda-se que na palestra que Salgueiro Maia estava a dar aos seus soldados para os catequizar para a revolução, referiu que "existem os Estados comunistas, os Estados capitalistas e o estado que a que isto chegou"...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa Carneiro,
"Só a verdade é revolucionária".
Pedalando, no dia a dia,vamos vendo isso mesmo o "estado a que isto chegou".E nós queriamos ir por aí....

Haja saúde
jm

20:02  
Anonymous Anónimo said...

Ah! grande Xiclista guarda e estima bem a réplica da Kuota que o Salgueiro Maia cá te deixou, ficou bem entregue.
JP

22:30  

Enviar um comentário

<< Home