EFEITO DOPPLER
Efeito-doppler em linguagem de leigos é o fenómeno que consiste na alteração da frequência do som em função da proximidade do objecto que o emite. È o exemplo acabado do iiiiioommmm dos carros de corrida quando se aproximam, passam por nós e se afastam. Aumenta a frequência das ondas sonoras com a aproximação do objecto e baixa a frequência com o afastamento do objecto. Este efeito está na base de muita tecnologia moderna, em especial nos diagnósticos em saúde, e permitiu provar que o universo está em expansão constante. *
No cartaz a velocidade impregnada pelo artista é tal que só estou à espera de ouvir, com o efeito doppler, a aproximação do ciclista.
* Se algum engenheiro quiser corrigir ou enriquecer a descrição do fenómeno físico, faça o favor
2 Comments:
Já que sou convidado a enriquecer, na minha categoria de quase-engenheiro, acrescento que o efeito doppler não acontece só com ondas sonoras, mas sim com qualquer tipo de onda, em particular com as ondas de luz.
Um dos pressupostos mais fortes da astrofísica é o da homogeneidade do universo, o que simplificando para termos leigos significa que as estrelas e galáxias são todas muito parecidas em todo o lado, e como tal deverão emitir um espectro luminoso muito semelhante. Verifica-se contudo que quanto mais longínqua de nós está uma galáxia, maior é o desvio do seu espectro luminoso para as baixas frequências, sugerindo um universo em acelerada expansão.
Como praticamente toda a descoberta científica, o efeito doppler é uma faca de dois gumes, pois é também graças a ele que funcionam os radares que detectam o excesso de velocidade nos automóveis...
Parabéns pelo blog e obrigado por tudo!
Sonat, my man...
Volta sempre. Um astrofísico é um artigo de luxo na blogosfera...
Enviar um comentário
<< Home