terça-feira, abril 15, 2008

RODAS DENTADAS

As ocasiões em que fiz testes psicotécnicos fiquei sempre na dúvida quanto ao sentido final da rotação suscitado por um conjunto complexo e interdependente de rodas dentadas. Na parte das alavancas safava-me com facilidade. Mas os sistemas de cremalheiras sempre foram um problema para mim. Há por aí algum engenheiro que queira explicar a interdependencia das seis cremalheiras do tandem? O sentido da rotação é fácil...é para a frente, digo eu... será mesmo ?.... ai o caraças...já estou com dúvidas outra vez.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

As correntes transmitem sempre movimento no mesmo sentido portanto neste caso roda tudo para a frente.

P.S.: Está muito bom dia para rolar :)

16:21  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

As correntes nunca alteram o sentido de rotação.
Por outro lado, as alavancas têm que estar na mesma "fase" (4 tempos como nos motores) para não desiquilibrar.

16:31  
Anonymous Anónimo said...

tal Pai, tal filho...ou seja: filho de Engenheiro sabe nadar :-)

20:37  
Blogger carneiro said...

aqui no tamdem, é óbvio o sentido da rotação. Estava a brincar. Embora não perceba se o ultimo acciona a pedaleira grande ou se aplica força directamente na roda.

A dificuldade que uma vez tive prendeu-se com rodas dentadas duplas com dois carretos - uma coisa esquisita que acciona duas correntes em 90º entre elas - desconheço com o se chamava aquilo.

E numa imagem com trinta e mais cremalheiras, sobrepostas, justapostas e o diabo a sete... fiquei com pena de não me darem uma cópia para fazer aquilo em casa com mais calma.

Agora essa parte das alavancas a 4 tempos...acho que vou estudar o assunto.

21:26  

Enviar um comentário

<< Home