segunda-feira, março 31, 2008

PROVAS

(O Ariplano fez o favor de acender a luz do pavilhão, razão pela qual, a foto ficou mais clara)
Pavilhão da União Desportiva Vilafranquense.

Um atleta da patinagem artística só pode ser admitido a competição em campeonatos distritais, nacionais, europeus e mundiais se previamente passar em exames públicos que atestem a respectiva aptidão técnica e artística. Grosso modo, existem 7 graus de dificuldade progressiva que devem ser sucessivamente superados. Cada clube , no seu seio, organiza provas para os primeiros quatro graus iniciáticos ou classes, no ambito de cada qual o patinador tem que desenhar as figuras técnicas de progressivo grau de dificuldade estabelecidas em regulamento federativo. E apesar de estes primeiros 4 graus ou classes serem da responsabilidade do clube, o jurí de três elementos é composto obrigatoriamente por dois juizes extra-clube, sendo um nomeado pela Associação distrital respectiva. Superada esta fase, os atletas passam a ser aferidos pela própria Federação nacional que delega das Associações Distritais a organização das provas dos restantes três níveis: Certificado de Iniciação A, Certificado de Iniciação B e Certificado de Aptidão Desportiva.

Assim, um atleta só pode ser admitido aos campeonatos distritais - primeira arena de competição a sério - depois de obtido um "sétimo" grau de competência técnica que corresponde ao Certificado de Aptidão Desportiva. Até lá, há que trabalhar, cair, levantar, ir a exame, passar, chumbar. Há quem faça os 7 "níveis" em mais ou menos tempo. O Carneiro mais velho despachou a coisa em menos de 2 anos. Mas há quem leve 5 e mais anos até o conseguir. O Carneiro pequenino só este ano entrou no escalão de Infantis e, por isso, só agora lhe foi possível ir a provas. Há duas semanas fez no clube os 4 primeiros graus iniciáticos. Ontem em Vila Franca de Xira, passou na Prova de Iniciação A. Não pode, ainda, concorrer nos campeonatos distritais e, sendo apurado, nos nacionais. Vai desenvolver a técnica e no final da época tentará fazer os dois graus que lhe faltam para que no próximo ano já possa concorrer a títulos "a sério". Ficará mais um ano a concorrer apenas em torneios de tipo "open" para atletas que não podem concorrer a campeonatos. De salientar que o juri de três elementos vota com cartão verde ou vermelho o resultado da prova. É normal haver abundantes chumbos. Ou porque o salto foi incompleto - não rodou pelo menos 75% dos 360 graus - ou porque o pião não descreveu no mínimo três voltas completas e outras coiosas que não alcanço, pois a técnica é muito complicada e subtil. Os miúdos quando levam os vermelhos choram. Mas vão para casa treinar e preparar-se para corrigir as falhas, visando a próxima prova de aferição. Não há psicólogos ali a dizer às criancinhas que a culpa é do excesso de rigor dos juízes. Nem danieis sampaios a desculpabilizar a falta de empenho no treino ou a desligar o nexo entre o trabalho e o mérito. Há treinadores que lhes explicam onde eles falharam.


É por isto que a Patinagem Artística é tão importante para a educação dos meus filhos. Ali não há germinações espontâneas de talento nem taludas de lotaria nos resultados. Para que um salto novo seja aprendido é preciso ir com o cu ao chão centenas de vezes. E a única forma de não cair em público é treinar muito, muito, muito em privado. Os próprios miúdos celebram entre eles a fase em que um patinador começa a cair muito nos treinos, pois isso significa que ele já está a treinar o que é verdadeiramente difícil e já superou a fase em que não caía apenas porque só executava o que era fácil.


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ao menos aqui ainda não chegaram os especialistas da educação a mandar bitates surrealistas...



Parabêns pelo teu Carneirinho :-)

11:19  
Blogger Arioplano said...

Uma das coisas que aprecio em ti é o discurso e convicções que batem certo com a prática. Se bem que sem moral para fazê-lo, uma vez que não me arrisco nas lides da paternidade, diria que o desfasamento entre discurso e prática é um dos problemas de muitos pais neste país.

Skate on Carneiro Jr.

17:51  
Anonymous Anónimo said...

Arioplano, o nosso Xiclista é um Homem com «H» grande como já há poucos :-)

19:19  
Blogger carneiro said...

Um Homem com "O" grande, queres tu dizer...

Vocês estragam-me com mimos.

Tenho profundos defeitos. Tenho é a arte de os ocultar.

Abraço aos dois.

19:43  
Anonymous Anónimo said...

mas eu sei dos teus defeitos e ná estava a falar deles pois defeitos todos temos.



..com Ó grande, claro :-)

22:00  

Enviar um comentário

<< Home