quinta-feira, fevereiro 07, 2008

SELECÇÃO NACIONAL


"No palco do próximo Europeu, os campeões mundiais deram uma verdadeira lição de maturidade à equipa orientada por Scolari. Com menos posse de bola, dominaram, marcaram por três vezes e ainda desperdiçaram várias oportunidades." - In Record
Cada vez que a equipa portuguesa defronta uma selecção com um treinador minimamente evoluído, o resultado é desastroso. Enquanto durou o meio-campo automatizado por Mourinho a equipa ainda conseguiu disfarçar. Mas esgotada a época do triangulo maravilha Deco-Costinha-Maniche, a equipa nunca mais foi um colectivo harmonioso e eficaz, ficando confiada exclusivamente aos rasgos individuais de Cristiano, Quaresma e um ou outro que esteja inspirado. Ademais, dar liberdade total a um jogador é o reconhecimento público da inexistência de um método de jogo. Porque o futebol joga-se colectivamente e por mais "craque" que um jogador seja, se não sujeitar essa superior habilidade ao desempenho colectivo, os resultados não surgem.
As vitórias de Scolari, quer com o Brasil , quer com a selecção portuguesa, basearam-se numa defesa agressiva, de marcações rígidas, muitas vezes à margem da urbanidade, numa ataque confiado à criatividade do momento de alguns jogadores-maravilha, tudo enquadrado num ambiente de motivação psicológica que inclui bandeirinhas, rezas a santinhas e mézinhas mais ou menos idiotas. E muita pressão sobre as arbitragens.
Scolari nunca prestou. Mas como muitos famosos da nossa praça, não interessa que sejam bons, interessa isso sim que a imprensa os proclame bons. O povoléu gosta é de entusiasmo e de bandeirinhas na janela. Mas isso não chega. Scolari só resultou enquanto foi novidade. Hoje em dia, as restantes equipas perderam o respeito pela equipa portuguesa, pois já perceberam que é fácil ganhar-lhe, os árbitros e a imprensa já não respeitam Scolari depois das figuras que ele tem feito. Já nem falo de anedotas como o guarda-redes.
Nunca como agora a selecção portuguesa esteve integrada por um lote tão extraordinário de jogadores. Mas comandados por uma azêmola...O próximo campeonato europeu vai ser uma humilhação.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

devíamos aprender com os estrangeiros: Jogar muito menos e marcar mais golos :-)

17:50  
Blogger Arioplano said...

Ao amigo Carneiro falta-lhe um bocadinho de filtro ao falar do Scolari. Não acho que seja exactamente assim como escreves. Os jogadores da selecção de 84/86 eram infinitamente melhores. Mais do que o seleccionador ser alavancado pela imprensa, que não é, há lá umas quantas criaturas (seleccionadas por ele e louvadas pelo burgo e jornais) que não saberiam perceber o que é o futebol nem com a ajuda de slides em linguagem Noddy.

22:34  

Enviar um comentário

<< Home