quarta-feira, fevereiro 20, 2008

OBESIDADE INFANTIL


Este outro gráfico mais identificado confirma a tendência. Sem considerar San Marino e Malta devido à sua relativa insignificância populacional, temos que Itália, Espanha e Portugal estão a criar as crianças que na Europa dos próximos 60/70 anos mais problemas de saúde terão com diabetes, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, insuficiencia respiratória, insuficiência eréctil, absentismo laboral e escolar, quebras de rentabilidade económica, etc. Ou seja, serve de muito liberalizar as leis do trabalho se o País não dispuser de trabalhadores fisicamente aptos. Em cada três cidadãos, um deles vai passar a vida adulta de baixa e a gastar recursos públicos a caminho do hospital. Enquanto não se perceber que está em causa a continuidade de Portugal como nação...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ontem ànoite deu um programa sobre isso...das crianças gordas na europa e EUA...impressionante...na nosssa altura na havia McDonalds...eheh


Maria

15:34  
Blogger Pedro Alves said...

Isto da obesidade é curioso.

O que vejo aqui nos nosso cantinho à beira mar plantado é:
Ou temos "papás" que comem sem ter noção nenhuma, fruto de uma ignorância alimentar que caracteriza grande parte da população portuguesa passando isto para os seus petizes.
Ou...
Temos os papás das dietas, que vivem obcecados com o peso certo, deles e dos petizes. Aqui o fenómeno das dietas em crianças com 3/4 anos já existe... não se esforçam muito em equilibrar e ajustar os hábitos alimentares porque não tem tempo para isso... e claro as crianças passam o tempo sozinhas a jogar playstation e a comer o que apanham para depois irem ao pediatra à procura da receita milagrosa.
O que ainda não percebi integralmente é se a nova obesidade é um fenómeno de pais rico ou de pais pobre... pois parece que a obesidade tende agora para ser coisa de pais pobre.
A ver vamos...

14:46  

Enviar um comentário

<< Home