terça-feira, janeiro 15, 2008

ADAPTADO


O ciclismo de lazer tem a grande vantagem de admitir em plano de igualdade muitos atletas que, em virtude de amputação de perna ou parte dela, nunca conseguiriam praticar outra modalidade desportiva sem que o fizessem em manifesta inferioridade ou em estatuto especial. O ciclista da foto foi apanhado numa pesquisa pelo google, mas conheço (de o ver passar) um amputado abaixo do joelho esquerdo que passa por mim a um ritmo que não consigo acompanhar. Por uma vez meti-me na roda dele em Santa Apolónia, aguentei-me que nem um desesperado até Algés, mas a partir daí tive que o deixar ir. Ele nunca baixou dos 35 Km/h. E quem conheça a estrada e os seus ventos dominantes, sabe que aquela velocidade é tremendamente difícil de aguentar durante os cerca de 8 Km que segui atrás dele. Mais, ele nunca baixou o ritmo, não teve qualquer compaixão para comigo, pois ali, entre mim e ele, a minha barriga é que era o verdadeiro handicap. Ali , o deficiente era eu.
O meu respeito por estes ciclistas obviamente que é muito grande.