quarta-feira, novembro 21, 2007

EXÉGESE



Tenho andado preocupado, mesmo com dificuldade em conciliar o sono, por causa de uma atitude que me imputaram algures pela blogosfera: necessidade de camuflar incapacidades ocultas.

É que se as incapacidades estão ocultas ninguém dá por elas. Por isso, para quê camuflar o que está escondido ? E se estão ocultas como será que a autora as descobriu ? Se calhar inventou-as. Ou alguém lhe contou. Além de que, se são a negação de uma capacidade, como é possível negá-la ao conhecimento do mundo, mediante a ocultação respectiva ? Estaremos perante um caso de dupla negativa ? É que ocultar uma incapacidade é como esconder a falta de dinheiro na carteira. Ora, se o dinheiro falta na carteira, não é possível escondê-lo. Seria necessário, isso sim, esconder o dinheiro se ele existisse. Ou seja, só seria possível ocultar uma capacidade, nunca uma incapacidade.
Ou seja, o termo "camuflar" é incompatível com os termos "incapacidade oculta", o termo "incapacidade" é incompatível com o termo "oculta" , o termo "camuflar" é incompatível com o termo "oculta" e o termo "incapacidade" é incompatível com o termo "camuflar". E vice-versa em cada um dos sentidos, incluindo os atalhos lógicos e as variantes criativas. Ou seja, raramente em tão poucas palavras se consegue evidenciar tanta confusão mental. É obra.
Com gáudio - porque sempre dá para a malta se divertir - já vi disto por muito lado. Nas artes plásticas, na escrita dramática, sobretudo na poesia, tanto no cinema, muito no direito. Escolhem os conceitos pela mera sonoridade ou aparência gráfica, abstraem dos significados que não dominam na totalidade, embriagam-se no vai-vem da pontuação e da arrumação formal e convencem-se que estão a transmitir um insulto profundíssimo, mesmo que a mensagem seja indecifrável para o visado.
Chama-se a isto pretensiosismo cultural. Regra geral protagonizado por asnos de gravata e por vitelas em biquini que por aí andam desesperados a solicitar a atenção que pelo mérito intelectual nunca lograriam.

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tu escreves muito bem Caneiuu
(já to disse várias vezes),
mas eu cá nestas coisas sou muito prática, muito terra-a-terra...É a unica maneira da escumalha entender e ir escarrar o seu veneno para outro lado:


PUTA QUE A PARIU!!!!!!!!!
Estou-me a CAGAR para o que as Vacas pensam ou arrotam cá para fora...é me igual ao litro!!





Eheheheheh...

19:25  
Anonymous Anónimo said...

Tu escreves muito bem Caneiuu
(já to disse várias vezes),
mas eu cá nestas coisas sou muito prática, muito terra-a-terra...É a unica maneira da escumalha entender e ir escarrar o seu veneno para outro lado:


PUTA QUE A PARIU!!!!!!!!!
Estou-me a CAGAR para o que as Vacas pensam ou arrotam cá para fora...é me igual ao litro!!





Eheheheheh...

19:26  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Embora não conheça o que que lhe está na origem, tenho que dizer que a arguência é inatacável: "camuflar incapacidades ocultas"... não dá... não pode ser...

20:30  
Anonymous Anónimo said...

Atão Rapaz, como vai a vida?
Não há novos posts de Tabuletas com nomes escanifobéticos?

:-)

21:24  
Blogger carneiro said...

amanhã arranjo no escrit. Agora estou em casa não tenho cá as fotos.

21:30  
Blogger Sergio Barroso said...

Mas andas a falar com quem na blogosfera? Andas a dialogar com gente muito estranha. Abraço

22:53  

Enviar um comentário

<< Home