segunda-feira, setembro 03, 2007

SUMÁRIO

05.08.2007 - 17.08.2007 - Lisboa - Bragança -Lisboa

Etapa 1, Lisboa-Abrantes, 148 Km, 7:11 Horas, 20,17 Km/h, 9560 Kcal
Etapa 2, Abrantes- Castelo Branco (Retaxo), 94 Km, 5:36 Horas, 16,80 Km/h, 7154 Kcal
Etapa 3, Castelo Branco - Penamacor, 67 Km, 3:47 Horas, 18 Km/hora, 4570 Kcal
Etapa 4, Penamacor-Pinhel, 93 Km, 5:59 Horas, 15,62 Km/h, 7239 Kca
Etapa 5, Pinhel-Freixo de Espada à Cinta, 70 Km, 4:38 Horas, 15 Km/h, 4250 Kcal
Etapa 6, Freixo Espada à Cinta - Vimioso, 85 Km, 6:03 Horas, 14,03 Km/h, 6523 Kcal.
Etapa 7, Vimioso-Bragança, 56 Km, 3:33 Horas, 15,86 Km/h, 4027 Kcal.
Etapa 8, Bragança-Chaves, 102 Km, 06:03 Horas, 16,92 Km/h, 6251 Kcal.
Etapa 9, Chaves-Régua, 89 Km, 5:18 Horas,17,03 Km/hora, 5978 Kcal.
Etapa 10, Régua - Mangualde, 119 Km, 8:33 horas, 14,02 Km/h, 9856 Kcal
Etapa 11, Mangualde-Ansião, 142 Km, 7:30 Horas, 19,52 Km/h, 7285 Kcal
Etapa 12, Ansião-Lisboa, 192 Km, 8:44 Horas, 22.08 Km/h, 9503 Kcal

Totais
12 etapas na estrada acrescidas de um dia de descanso forçado em Mangualde por causa da chuva em 15.08.2007.
1265 Km registados no ciclo-computador - à excepção dos 32 Km entre Mangualde e Carregal do Sal por falha de pilhas.
Cerca de 73 horas a pedalar
Mais de 82 mil Kcal consumidas acima do metabolismo basal.

Edito a grelha do percurso de uma só vez para contextualizar melhor a viagem. E ilustro com uma das mais de 500 fotografias. Não exactamente a mais meritória do ponto de vista técnico, mas seguramente uma das mais espectaculares. Até pelo contexto de mais de 20 Km a subir de Barca Dalva para Freixo de Espada à Cinta. Do lado de lá do Rio é Espanha. Nesta ocasião como em muitas outras, encontrei-me em locais de onde se obtinham as fotografias para os postais ilustrados que alimentavam, em criança, o meu imaginário de distância, de aventura e de liberdade.

8 Comments:

Blogger myself said...

OLÁ!!! OLHA ,EU TAMBÊM GOSTAVA DE "ESCREVER" UM SUMÁRIO QUE ME FIZESSE DERRETER ESSAS CALORIAS TODAS, TÊNS ALGUMA RECEITA?HEHEHE...


BJOKAS

19:03  
Anonymous Anónimo said...

Bem, se fazes 'na boa' +/- 100 Km em cerca de 4 horas na maior parte dos dias/etapas), não me custa nada acreditar que aguentas 200km num dia...mas 7/8horas de viagem de bicicleta num só dia?? Pôrra!!

Fico sempre admirada com tal proeza pq isso para mim é impensável. Ah Valente! e que bom coração que tu tens!

Parabêns pela aventura, mais uma vez ;-)

21:35  
Anonymous Anónimo said...

Que MARAVILHA!

Parabéns!

15:57  
Blogger José Miguel Marques said...

se tens telefonado como me disseste quando eu te liguei, teriamos tido tempo para um pastel de feijão, pois eu regressei do fim de semana de desanuviamento no dia 14 de Agosto depois de almoço (aí por volta das 16h já estava em Mangualde).
portanto o nosso desencontro ficou a dever-se só e exclusivamente à responsabilidade do xiclista de serviço, ehehehehehe
aquele abraço

17:25  
Blogger Ricardo said...

Deve ter sido uma rica tareia, o Bob portou-se bem ou tava muito pesado?

19:42  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Desculpa-me a ignorância mas, à força das tuas referências insistentes e da minha curiosidade,
como sabes que queimas x calorias num determinado percurso?

00:48  
Blogger carneiro said...

myself,
compra uma bicicleta que eu ensino-te a andar.

Sulista, o bom coração é de família; o coração bom trabalha-se com muito exercício.

Eduardo, os varais não foram muitos, mas ainda fotografei 2 ou 3. Abraço.


Zé Miguel, nesse dia não telefonei a ninguém, para que ninguém se sentisse na obrigação de abandonar a família para estar a fazer companhia a um gajo que veio de longe vestido de lycra...

Ricardo, por duas vezes,(Niza e Bragança) enviei roupa suja pelo correio, para aliviar a carga.

Azurara, o cardiofrequentímetro (banda que se coloca no peito com um emissor e receptor tipo relógio que se coloca no pulso ou no guiador) recolhe a batida cardíaca e faz a média por minuto. No "relógio" introduzimos as variáveis de género, peso e idade. O chip calcula um consumo-padrão relacionando o tempo do exercício, a média da batida cardíaca e aquelas 3 outras variáveis.
De salientar que o aparelho só "conta" acima das 100 batidas por minuto. Ou seja, até às 100 ppm, classifica como metabolismo basal (o funcionamento que o coração sempre teria para estarmos vivos, mesmo em descanso) e só contabiliza os ritmos cardíacos acima daquela medida.
Quando estamos em forma e conseguimos estar a pedalar com o coração abaixo das 100 ppm (aconteceu-me em plano nos ultimos dias) isso significa que essas calorias nem sequer são contabilizadas.

10:54  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Obrigado pela informação.

Se eu andasse com uma coisa dessas acusaria sempre 0 KCal. O meu antiarritmico não vai nessas coisas de mais de 100. Ou melhor, às vezes vai.

20:22  

Enviar um comentário

<< Home