terça-feira, junho 19, 2007

Do Portugal Profundo

A blogosfera portuguesa está lentamente a reagir a mais um ataque ao Prof. Caldeira. Foi (vai ser) constituído arguido aparentemente por ter editado matéria sobre a precária licenciatura do Primeiro Ministro. Há blogs que estão a suspender a edição. Em protesto. Aqui e ali vai-se percebendo uma tímida reacção de outros - não vá o poder vigente constituir mais arguidos. Pois bem, há momentos em que temos que pôr a carne no assadouro: pelo meu lado, e pese embora a pouca informação de que disponho, assumo enquanto cidadão as seguintes opiniões:
1. A Licenciatura do primeiro Ministro não me convence. Existem índícios de um tratamento de favor, de promiscuidade política, de homologação de notas finais em disciplinas que nem sequer se provou que tenham sido dadas. Os certificados de habilitações tornados públicos apresentam indícios de viciação, quer em datas, quer no valor das notas. Não foram apresentados Livros de Termos, nem Cadernetas de Turma, nem Registo de Faltas, nem cópias de Enunciados de Testes ou Exames nem respectivas Folhas manuscritas de Resposta, nem cópia do Trabalho de Dissertação, nem Horário das Disciplinas, nem qualquer documento ou registo que provásse a regularidade académica dos semestres em cada uma das cadeiras. As explicações prestadas pelo próprio em directo na RTP não esclareceram nenhuma das questões fundamentais.
2. A actuação do Estado contra o Prof. Caldeira, mesmo sob a capa de um inquérito criminal, se versar a actuação daquele Blogger na matéria da Licenciatura do Primeiro Ministro traduz um insuportável e inadmissível ataque à liberdade de expressão e de opinião.
3. A Revolução de Abril significa coisas muito diferentes para cada um dos portugueses. Mas é bom que os Políticos do Regime entendam que a restauração da LIBERDADE DE IMPRENSA, DE OPINIÃO E DE EXPRESSÃO PUBLICA DE IDEIAS é o mínimo denominador comum. Por aqui, todos os Portugueses estão unidos. E haja um coirão de um político que se atreva a pensar que pode calar um Povo.
4. Pelo meu lado, na minha vida profissional e de cidadão ir-me-ei referir a esta aviltante situação de perseguição por delito de opinião sempre que tenha ensejo. Vai ser a minha forma de luta.
5. Eis o que me ocorre, face ao conhecimento dos factos de que disponho neste momento. Acrescento que nem sequer sou próximo ou íntimo do Prof. Caldeira, nem tão pouco especial admirador do respectivo blog. Mas é a lutar pela liberdade dele que garanto a minha.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tu espantas-me por vezes...Não estava nada à espera deste teu post...a minha alma tá parva.

Sim Senhor, grande contributo para a liberdade de expressão na Blogosfera nacional!!

17:21  
Anonymous Anónimo said...

Outra coisa:

«Há blogs que estão a suspender a edição.»

Não concordo com esta atitude. Isso é o que 'eles' queriam...que nos calassemos!



A SULISTA

17:24  
Blogger António Balbino Caldeira said...

Grato pela solidariedade!

18:35  
Blogger adrianeites said...

boa sintetese!

subscrevo!

cp's

22:05  
Blogger Zé Povinho said...

Já por cá tinha passado sem comentar, mas sobre este post, apetece-me dizer: Não creio que suspender a edição resolva o problema, pelo contrário, a liberdade de expressão custou muito a ser conseguida para agora nos colocar-mos de joelhos perante quem a acha incómoda.
Eu continuarei a dizer o que sinto e o que penso.
Abraço

22:28  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Subscrevo, Carneiro.
Ainda estou esperançado que venham a aparecer os livros, com os termos, cada um com as assinaturas de três professores diferentes, como acontece em qualquer escola secundária deste país.

00:55  
Blogger Xantipa said...

That's my man!
Gosto muito de ler estas tuas coisas! Sabes como te admiro!
Beijinho!

11:31  

Enviar um comentário

<< Home