quinta-feira, maio 17, 2007

A VERDADEIRA


O amigo Eduardo L. do Varal de Ideias - http://cimitan.blogspot.com/ - indicou-me o local em referência de onde extraí este exemplar de bicicleta.
Nos primórdios da técnica específica dos contrarelógios, surgiram bicicletas com extensores para os braços, visando uma posição mais baixa e aerodinâmica do ciclista. Foram os Triatletas que conceberam o conceito e Greg Lemond - salvo erro, pelos anos setenta - a primeira estrela do pelotão europeu a adoptar tal prática.
Em Portugal não havia substantivo para identificar o conceito ou a bicicleta dele resultante. Daí que a criatividade lusa, indiciando desde logo o primordial terror do homem português desde a extinção do lobo ibérico, tivesse assumido como "cabra" a bicicleta onde fossem aplicados os extensores frontais, já que o perfil fazia lembrar os cornos de uma cabra. Convenhamos que até pareciam mais os cornos de uma vaca, se bem que esta conversa sobre cornos seja sempre algo deprimente e assumida a contragosto, ou não fossemos todos nós machos latinos verdadeiramente obsecados com a questão cornal. Repare-se que em linguagem comum reporta-se sempre a questão dos cornos ao feminino. São sempre os cornos da cabra ou da vaca. Nunca assumidos no masculino, como os cornos do bode ou do boi. Como se percebe, neste contexto o autor, por denominação familiar, não pode, mesmo que quisesse, evitar a discussão do problema.
Na foto, temos uma ciclo-cabra com equipamento de veado o que torna ainda mais abrangente a discussão do importante tema cornal, pois que resulta inevitável a inclusão dos veados, também os humanos, no pelotão ciclista.
Mas a beleza do ciclismo é essa: é abrangente e não potencia exclusões de grupos sociais, culturais ou políticos. Só se auto-excluem os preguiçosos que não se importam de vir a ter uma velhice agarrada ao colesterol, excesso de peso, diabetes e o demais que acontece aos sedentários compulsivos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LOL LOL LOL...há pessoas que não conseguem fugir, por mais voltas que dêm, a uma boa cornada ;-)




Nota- Atão e ao meu email sobre as saúdes das Rainhas, não se responde? Espero que td esteja nos conformes :-O

15:22  
Anonymous Anónimo said...

Carneiro, saistes muitissimo bem, dessa ilustração papciosa! Abçs

20:35  

Enviar um comentário

<< Home