SELIM NO FEMININO
O selim é um dos cinco pontos de contacto entre o corpo e a bicicleta. Porventura aquele que aguenta durante mais tempo e com mais intensidade o peso do corpo sobre o veículo. Na medida do possível deve ser cómodo, sob pena de impedir em absoluto a utilização da bicicleta. E deve ser minimamente ergonómico para não afectar a saúde e a funcionalidade do nosso corpo.
Genericamente os selins devem ser abertos na zona central para impedir a compressão do períneo e dos importantes e melindrosos orgãos inerentes. Salienta-se que uma simples abertura no selim na zona de contacto do cóccix torna muito mais confortável o pedaleio. No caso das mulheres e porque os ossos pélvicos femininos são diferentes dos dos homens, os selins devem ser mais largos para proporcionar maior apoio e contacto dessa zona.
Na imagem está o modelo Lady da Selle Itália, uma empresa acessível em Portugal através das tradicionais lojas de bicicletas ou Sportzone ou Decatlon. Só encontrei um preço em USdólares, sendo previsível que se consiga comprar por 60 €.
4 Comments:
O meu tambem tem uma 'covinha' mas este parece ser bastante mais cómodo...e carote...a minha bike td o terreno, custou pouco menos do dobro disso. Eheheheheh...mas é bonitinha ;-)
Caro OXICLISTA,
Obrigadíssima. A minha 'gente' já me tinha falado nessas duas 'lojas' e na modalidade 'gel'.
Obrigada tb pela recolha em relação aos preços. :)
Abraço.
I.
Acho que não devemos ser forretas quando se trata de andar com o rabo confortável...
A questão do "gel" é secundária. Quando conseguimos distribuir uniformemente o peso do corpo por toda a superfície do selim ao mesmo tempo que evitamos a compressão da base do coccix e do períneo, etc,, o facto de o selim ser 5 ou 6 mm de "fofinho" não acresta muito. O selim até pode ser em carbono - rijo como pedra - que nem damos por ele.
A questão das "assaduras no rabo" e do desconforto inerente tem mais a ver com os calções e respectiva base.
Por muito bom que o selim seja, se não utilizarmos uns calções apropriados, o desconforto mantém-se.
Enviar um comentário
<< Home