quarta-feira, janeiro 24, 2007

PEDAIS - SISTEMAS II


Estes esquemas apresentam as três formas de fixação das calhas dos pedais à sola dos sapatos.
O sistema triangular é o mais usual. Quase que me atreveria a dizer que é o sistema universal para ciclismo de estrada. Admite as calhas sobredimensionadas da Look e de todas as outras marcas mais ou menos decalcadas - Time, Shimano, Campagnolo, etc.. A vantagem das calhas sobredimensionadas traduz-se no aumento da superfície de contacto entre a sola e o pedal, evitando que o ponto de contacto entre o pé e o pedal seja muito localizado. O que, ao fim de 4 ou 5 horas de contacto constante pode provocar dores nos pés. Acontece, porém, que a procura de rigidez nas solas deste tipo de sapatos - todas as marcas já dispõem de solas em fibra de carbono nos modelos mais sofisticados - tem feito diminuir o tamanho das calhas, pois que a redução de superfície de contacto é compensada pela rigidez estrutural da sola dos sapatos. Mas as novidades surgem em catadupa, por isso, ainda não há ideias definitivas.
O sistema da direita - o SPD - é normalmente usado nas BTT's. A calha é metálica e não plástica como no sistema triangular. E utiliza apenas dois orifícios de fixação à sola, pois é bastante mais pequena do que a triangular. Estas calhas têm a forma de losango, formando um triangulo virado para a frente e outro virado para trás. Este tipo de calha, se montado nuns sapatos de estrada tradicionais, comporta grande perigo, pois acaba por ser o ponto de contacto entre o sapato e o piso, ocasionando escorregadelas sistemáticas. Por isso, estas calhas devem ser montadas em sapatos que envolvam uma depressão na face interna da sola, para que o resto da sola fique a um nível superior ao da calha, não deixando que esta interaja com o pavimento.
O sistema da esquerda, denominado de SPD-R, não conheço. Pelo R presume-se que seja de racing. Eu só usei os outros dois sistemas.