quarta-feira, janeiro 24, 2007

PEDAIS - SISTEMAS I





Os ciclistas com alguma pretensão na arte de pedalar usam um sistema que liga os pedais à sola dos sapatos, de modo a que o esforço de pressão sobre o pedal proporcione a maior eficácia. Os mais avançados na arte de pedalar aproveitam até o movimento de recuperação da perna na parte de trás do movimento puxando para cima o pedal. Os iniciados receiam muito o pedalar de pés presos, mas rapidamente se habituam. Pese embora a maior parte das quedas que presenciamos nos passeios com muitos cicloturistas derivarem da má utilização do sistema nas chegadas e nas partidas.

Nas imagens, temos um dos modelos de pedal da Look e em baixo a respectiva calha que se deve fixar à sola rígida do sapato. Nas imagens do meio temos, a título exemplificativo, um modelo da conceituada marca Diadora e uma imagem da respectiva sola rígida com os orifícios próprios para aquela fixação.

O conjunto agora apresentado está muito próximo do usado pelos profissionais e é utilizado - com variações de materiais e de preços - pela grande maioria dos praticantes de cicloturismo na modalidade de estrada.

O sistema dos pedais Look funciona muito bem, o mercado indica que é o melhor equipamento, pois é o que mais se usa, mas não resolve um problema: a marcha a pé quando desmontamos a bicicleta. A sola rígida e o levantamento da parte da frente do pé devido à calha fixada não permitem uma marcha segura ou confortável ou eficaz. Existem umas forras em borracha que se aplicam por cima das calhas, mas mesmo assim, a progressão a pé é muito deficiente.