sexta-feira, novembro 03, 2006

ARROZ COM GAMBAS FRITAS

À chegada de 5 ou 6 horas de ciclismo, o organismo exige ser compensado dos nutrientes que teve que metabolizar para permitir tanto esforço físico. Em especial, hidratos de carbono. Podemos meter a tradicional pratada de massas. Mas mesmo que pintemos o espargueti de azul escuro já nos vai faltando a pachorra para tanta massa. Por isso, devemos premiar pelo paladar o nosso desempenho. E variar os hidratos de carbono sempre que possível. Outrossim, não podemos esquecer a hidratação. Até porque no Verão chegamos a transpirar um litro por hora. Uso dividir uma lata de isostar em dois copos de meio litro cada um de água fresca e beber o preparado enquanto faço o almoço, em pequenos golos espaçados, resistindo à facilidade de emborcar os dois copos de seguida.

Pico miúdo meia cebola num tacho. Verto azeite e refogo até a cebola ficar translúcida. Junto uma caneca-medida de arroz Saludães-Oriente (é com este que me dou bem), passado previamente por água para lavar a goma maior. Deixo que o arroz húmido absorva todo o azeite e cebola, misturando com um garfo de pau. Logo após junto duas canecas-medida de água, junto sal a gosto. Mexo e tapo o tacho. Quando faltam cinco minutos para terminar a cozedura, desligo o lume e deixo tapado.

Nesse momento, descasco as gambas congeladas tiradas directamente da caixa. Sem lavar para não tirar ainda mais o gosto do marisco de aviário. Junto-as a azeite e alho picado numa frigideira. Muito alho. Deixo fritar. Retiro as gambas. No azeite e alho acrescento um pouco de vinho branco - moscatel é melhor -, picante a gosto e coentros picados. Deixo ferver.

Faço um bolo no prato com o arroz branco - que deve estar solto e seco -, no meio coloco as gambas fritas e rego tudo directamente com o molho da frigideira.

Quem tiver a hipótese de comprar gambas frescas...

Tempo de preparação: 30 minutos, mas há quem telefone para casa e as consiga ter prontas à chegada. Luxos dalguns felizardos...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O SR. e guloso ate dizer chega.
So pensa em enfardar e depois vem com desculpas de massas e hidratos de carbono.
Coma soupa seu GULOSO

19:27  

Enviar um comentário

<< Home