quinta-feira, fevereiro 05, 2015

OS COMUNAS A AJUDAR O GRANDE CAPITAL

"Não me deixe morrer, eu quero viver." Doente com hepatite C apela a Paulo Macedo

Por acaso, não foi um apelo. Aquilo soou mais a ameaça e a arruaça, do tipo daquelas que os profissionais do sindicalismo comunista dirigem aos Ministros de um Governo eleito democraticamente. 
Para quem não é de cá, a história conta-se assim. Existe um Laboratório Farmacêutico com a patente de um medicamento que cura quase todos os casos de Hepatite C. E quer vender esse medicamento a€ 48.000 cada tratamento.
Em Portugal quem compra é o Estado, financiado pelos impostos dos contribuintes. Sendo que os doentes recebem gratuitamente esse tratamento.  
O Ministro da Saúde está a negociar um preço mais barato com o referido laboratório. Porque esse preço mais barato é benéfico para os Contribuintes, como é evidente.
Entretanto o Partido Comunista Português que perdeu as últimas eleições democráticas - aliás, como tem perdido todas as eleições em Portugal por larga margem - aproveita todas as oportunidades para atacar os Ministros e pedir a respectiva demissão. No presente situação os Comunistas já criaram uma Associação de utentes para obrigarem o Ministro a distribuir rapidamente o medicamento pelos doentes que dele necessitam.

Ora bem, este tipo de pressão pública sobre o Ministro, a que a Comunicação Social de forma acéfala dá ressonância, só serve para pressionar o lado do comprador.
Se estes Comunistas ronhosos tivessem um pingo de inteligência naquelas cabeças de burro, organizavam uma manifestação, mas em frente ao Laboratório Farmacêutico, para pressionar a baixa dos preços. Não é a pressionar o Ministro que se ajuda a resolver o assunto. Antes pelo contrário, como é evidente. A pressionar o Ministro, estão a fazer um favor ao Laboratório e ao "grande capital".
Ademais, num país civilizado, quem se manifestasse do modo descrito imediatamente seria conotado com o interesse capitalista do laboratório. 
No caso do protesto na  Assembleia da República, pelo vigor das palavras e pela aparência de relativa saúde do Comunista com Hepatite C que montou o número de circo, sou de opinião que muitos outros doentes devem passar à frente dele. Porque a boa performance física do  José Carlos Saldanha bem demonstra que está em condições de aguentar e esperar que todos os outros doentes sejam tratados antes dele.

Por outro lado, os Médicos que aparecem nas televisões a fazer coisa parecida - a pressionar o Ministério da Saúde em vez do Laboratório - se estivessem tão preocupados com os doentes como dizem estar, ofereciam 10% do seu vencimento para salvar vidas. Agora ficar por ali a reclamar milhões de euros para eles administrarem no respectivo Serviço, com a desculpa da vida dos doentes, é filme que estou farto de ver.
Entretanto, é bom que se realce que o Laboratório tem prestado 100 tratamentos gratuitos para acudir aos doentes mais graves, enquanto duram as negociações. São capitalistas, mas não são  desprovidos de humanidade.

3 Comments:

Blogger Bruno said...

Nenhuma tv ousa proferir o nome da farmacêutica em questão.
Mas a norte-americana Gilead inventou essa droga.
O Avante irá dizer que foi com cientistas russos.
As tvs e jornalocas ficarão sem saber nada.

13:58  
Blogger Lura do Grilo said...

Excelente!
Alguns dos doentes contraíram a doença a drogarem-se.

O BE prefere espalhar os benefícios das drogas a avisar a malta que a droga é um caminho que pode levar a isto.

20:47  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Lúcido!

01:44  

Enviar um comentário

<< Home