segunda-feira, junho 02, 2014

SERVIÇO PÚBLICO DE TELEVISÃO

A história explica-se assim:  O Pedro Fraga sagrou-se campeão europeu numa das variantes do remo. A nossa Televisão Pública deu a noticia. Mas como o desgraçado remava na pista um, a primeiro a contar da base do ecran televisivo, a cavalgadura do costume na RTP tapou-o com a legenda.

Há umas bestas quadradas na RTP que sistematicamente se esquecem que a principal função da TV é mostrar imagens. Mas passam a vida a encher o ecran com legendas, comentários, frases descontextualizadas de entrevistas, sempre visando condicionar a leitura simples de simples imagens.
O que está em causa é a manipulação da informação transmitida pela RTP. Andam por ali uns tipos que não têm a coragem de transmitir as imagens ou as palavras na sua linear essência e pureza talqual vêm ao mundo, antes achando que as devem interpretar, truncar, explicar e seleccionar.
No debate político essa  forma de censura moderna é por demais evidente.  Mas em assuntos mais simples não resistem em poluir o ecran com a interpretação que eles fazem da realidade, mesmo que isso muitas vezes tape por completo a imagem que deveria ser a essencia transmitida.
E, regra geral, são estes gajos que falam mais do lapis azul e da censura do Estado Novo.


Etiquetas: