terça-feira, outubro 15, 2013

ANDRÉ SAUDADE


Tenho saudades deste André. Do seu ar catraio e maroto, da sua forma educada de mandar lixar o labrego, dos 5 a zero, da virada 3 a 1 na taça, do campeonato da luz apagada e do sistema de rega, da diferença de 21 pontos no final. Villas-Boas não ganhou apenas ao adversário predilecto e directo. Estabeleceu recordes e diferenças dificeis de igualar. E tudo isto depois de ter sido tratado com sobranceria e arrogancia por parte do labrego. Depois dele não voltei a ver a equipa a jogar futebol bonito ou entusiasmante.


1.Conquista de um campeonato sem derrotas, feito que não era conseguido desde 1972/73.
 2.Clube com mais jogos ao longo de todas as competições sem perder (36). O recorde anterior pertencia, também no Porto, a José Mourinho.17 Parte desta sequência foi conseguida pelo anterior treinador, Jesualdo Ferreira.
 3.Maior número de vitórias de um clube Português na Europa (14)
 4.Consagração do clube como campeão nacional no Estádio da Luz, algo que não acontecia há 71 anos. 5.Maior número de vitórias consecutivas numa época (16).
6.Maior número de pontos numa época de 30 jogos (84).
7.Maior margem de pontos para o segundo classificado (21 pontos para o Benfica).
 8.Conquista de quatro troféus, igualando o feito de Tomislav Ivic, no FC Porto, em 1987-88.
 9.Reviravolta que nunca tinha acontecido nas meias-finais de Portugal frente ao SL Benfica. Após perder 2-0 em casa, a equipa de Villas-Boas venceu 3-1 no Estádio da Luz.
 10.Ultrapassagem por parte do FC Porto do número de títulos do SL Benfica, tornando-se, assim, no clube com mais troféus oficiais em Portugal"

Etiquetas: