terça-feira, julho 05, 2011

O FECHO DA LINHA VALENÇA-VIGO

"CP justificou a decisão de suprimir a ligação até Vigo por representar um prejuízo mensal de 19.600 euros e afirmou que não deve continuar «a perder dinheiro num serviço operado em território espanhol». "A prestação do Serviço Internacional entre Valença e Vigo acarreta prejuízos para a CP. Na conjuntura actual, em que a empresa está obrigada a uma rigorosa contenção orçamental e à redução de custos, foi entendido que não se deveria continuar a perder dinheiro num serviço operado em território espanhol», disse à Lusa fonte da CP. Todos os anos, a CP transporta cerca de 15.500 passageiros no troço Valença/Vigo, que começa no Porto, duas vezes por dia, de segunda a domingo. «O défice mensal actual é de cerca de 19.600 euros, o que corresponde a um défice anual de cerca de 235.000 euros», acrescentou a fonte, acrescentando que o assunto foi abordado com a congénere, Renfe, que «compreendeu os argumentos da CP e mostrou-se indisponível para suportar os custos da totalidade do serviço realizado em território Espanhol». Desta forma, a empresa portuguesa decidiu avançar com a supressão da ligação internacional a partir de domingo, até porque, sublinha a CP, «o comboio apresenta pouca capacidade competitiva face à rodovia, apresentando esta tempos de deslocação mais rápidos, cerca de 2h00 de autocarro quando o comboio demora 3h20, para preços semelhantes».

Das mais de 100 notícias no Google sobre a matéria, quase todas dando conta da revolta das populações e dos políticos locais, escolhi esta notícia da TSF, pois é uma das poucas que revela os factos em vez de explorar as emoções e a demagogia. Ora bem, fazendo as contas a 15.500 passageiros por ano para duas ligações diárias, percebemos que dividindo pelos 365 dias do ano encontramos 42 passageiros por dia e dividindo-os pelas 4 viagens diárias, atingimos o total de 11 passageiros em cada viagem. Por isso, e por todas as razões constantes do comunicado da CP, aquela linha foi encerrada e bem encerrada. O que os espanhóis queriam é que a CP continuasse a pagar à Renfe deles a passagem diária dos comboios da CP. Os tipos nem condescenderam em dar uma borla. O que é o direito deles. Mas pelos vistos para os Galegos a solidariedade regional é uma coisa muito válida desde que sejam os portugueses a pagar. A demorar 3:20 Horas, quem é que não prefere um autocarro que demora apenas 2:00 Horas? Obviamente que quem usa aquele comboio são todos aqueles que pagam meio-bilhete, um quarto ou estão isentos. Ou seja, os funcionários da CP e respectivos familiares. Ou seja, aquela e outras maltas dos direitos adquiridos. Acrescento ainda ser uma desilusão a posição crítica do deputado de Viana do Castelo, Carlos Alberto Amorim, que antes de ser deputado, e de ter amarrado assim a sua consciência à demagogia regional, certamente seria o primeiro a defender o encerramento daquela linha por inviabilidade económica. Esta questão nada tem a ver com regionalismo nem com a defesa do Norte. Fossem os números de 500 passageiros por dia e a conversa seria outra. E ainda queriam fazer ali um TGV ...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se for para deixar uma horda de benfiquistas em Vigo para ver um jogo contra o Celta, é melhor pensar duas vezes em fechar.

09:32  
Blogger carneiro said...

Esqueci-me desse argumento. A linha deve ser fechada para não lembrar coisas tristes a gente boa.

14:41  

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