segunda-feira, abril 11, 2011

TROIKA COGITADA

A Troika de negociadores da Comissão Europeia, Banco Europeu e FMI chega amanhã. Com dois anos de atraso. Mas foi preciso que Cavaco tivesse tratado primeiro de si, sendo reeleito, para que só depois tratasse do País.

Fernando Nobre, o espertalhaço megalómano, não logrando a Presidência, candidata-se agora ao Segundo Lugar do Estado. O que lhe dá grandes hipóteses para brilhar, pois que os trejeitos de senilidade de Cavaco não deixam dúvidas sobre a interrupção por aterosclerose, mais tarde ou mais cedo, do mandato presidencial. De todo o modo, ainda nos vamos divertir com o Nobre a liderar os trabalhos no Parlamento. Por dois motivos: não é fácil e é trabalhoso. O tipo não aguenta dois meses.

Um orador, naquela Reunião da Igreja Universal do Reino Socialista, proclamava e vociferava em extase que actualmente "Portugal exporta inteligência". É como o politicamente correcto chama agora aos nossos emigrantes jovens que, munidos de um diploma sobre matérias que não interessam à economia real portuguesa, buscam o ganha-pão no estrangeiro. A trabalhar na Hotelaria, entenda-se. Que lugares de Gestores, de Politólogos, de Historiadores, de Filósofos, de Egiptólogos, de Sociólogos, de Psicólogos, de Economistas, de Juristas, com estágio ou sem estágio de advocacia, e de Animadores Culturais não existem disponíveis na Europa, Canadá ou Austrália. Quem consegue no estrangeiro um trabalhito emigrante mais parecido com a aptidão profissional do respectivo canudo é a malta da Hotelaria. Não para gerir o Hotel com o seu curso de Director de Hotel, mas para lavar as panelas como qualquer indiferenciado.

O Socialismo, não só o do Partido Socialista, mas o da Constituição, está a arrumar as malas em Portugal. Os que resistem à mudança são exactamente aqueles que estão montados no aparelho do Estado e que dele dependem em absoluto para subsistir. E como é essa classe que detém os pequenos poderes burocráticos e de facto que gerem o País é fácil perceber que não será desmontada às boas. Para já, obrigou um País inteiro a passar fome, só para se aguentar. E daqui para a frente, vai boicotar tudo o que puder invocando a "defesa do Estado Social", sendo que no fundo se está a borrifar para os pobres, mas apenas preocupada com o respectivo lugar de assessor a 3.500 € mais senhas de almoço.

É neste País que os membros da Troika vão aterrar. E vão ficar sem perceber que estranha demência colectiva é esta que tem viabilizado a crença num mundo que não existe há mais de 30 anos. Não admira que Comissários Europeus, como o Finlandês, faltem ao respeito a Portugal. A imagem que chega lá fora é anedótica.

Pelo meu lado, a Troika é bem recebida. E se ficar por cá a governar durante os próximos 20 anos até morrer o resto da geração que se montou no 25 de Abril, então, era óptimo.