PEQUENO ENSAIO SOBRE O VIEIRISMO
O facto de Hulk ter sido impedido abusiva e ilegalmente de jogar durante 17 jogos do campeonato transacto pelo delegado do Benfica na Liga não influenciou o resultado global do campeonato, dizem-me.
Mas a falta de Javi Garcia durante 50 minutos num jogo, já permite dizer que "com o Javi o Benfica ganharia o jogo".
E durante os próximos 30 anos vamos ouvir dizer todos os dias que o Benfica perdeu o campeonato de 2011 porque o Javi foi expulso.
Amigos, não é o Benfica dentro do campo ou a romaria dos seus adeptos que incomoda. Aliás, tantos amigos por lá temos.
O que irrita solenemente é este tipo de mentalidade que, quando perdem, é devido ao movimento de forças tenebrosas e que quando ganham é por Direito Natural ou Divino.
Falta completa e absoluta do que é o ideal desportivo, do que é a honestidade intelectual, enfim, desconhecimento em absoluto do que seja o fair-play.
Para que conste, esta época, em todos os jogos em que o Benfica perdeu pontos, aconteceu um ou dois frangos monumentais do guarda-redes que custou 8,5 milhões. Por isso o campeonato deste ano vai ser perdido, em grande parte, devido à falta de capacidade para ter contratado um guarda-redes sóbrio e eficaz. E isso é culpa exclusiva de Rui Costa e de Vieira. Não é do desgraçado do fiscal de linha que até leva uns caldaços na Luz se não faz aquilo que o Banco do Benfica exige a cada 30 segundos.
Mas cada um acredita naquilo que lhe convém, mesmo que a série ininterrupta de vitórias tenha sido à custa de golos isolados, como aquele em Coimbra que o Saviola marcou com o braço em fora-de-jogo ou de golos marcados em desespero no final de jogo, para lá do tempo, e que são apresentadas como se tivesse sido intencional o tardar do golo só para dar mais magnitude à vitória.
A paranóia é tanta que ontem à noite, em diversos programas a comentar o jogo Braga-Benfica, falava-se do Benfica, dos arbitros e do FCPorto. Incluía-se uma equipa que nem jogou e excluía-se o mérito do Braga. Até parecia que o Braga nem tinha jogado. O jogo acontecera entre o Benfica e a equipa de arbitragem, esta controlada à distância pelo FCPorto.
Sistematicamente acontece que o adversário do Benfica é tratado como um mero "saco de porrada", que não merece qualquer referência meritória, ainda menos personalizada, tudo se passando como se a equipa adversária não seja mais que "os outros" que estão ali para cumprir a sua função de perder por muitos perante os Favoritos da Deusa Pura da Vitória. Este apoucamento dos jogadores e das equipas adversárias é algo que cria natural indignação e animosidade resolvidas muita vez à canelada.
Incapazes de perceber a sistemática agressão psicológica e ética aos adversários, acabam por se queixar da animosidade que sentem em Braga. Como se no ano passado a Benfica TV não tivesse difundido a falsa notícia de que "adeptos do Braga tinham assassinado um adepto do Benfica".
É bom que se perceba que, ao contrário do oficialmente propalado, é com a direcção de Vieira que o Benfica está a perder o estatuto de clube nacional e começa a ser mal recebido em certas zonas do país onde a arrogância, a prepotência e a batota de Vieira já fizeram vítimas.
O Campeonato 2009-2010 não foi só roubado ao FCPorto com as trafulhices do Ricardo Costa na Comissão Disciplinar a suspender jogadores sem fundamento legal. Também foi roubado ao Braga, especialmente ao Braga, com igual comportamento em relação aos seus jogadores principais. Foi na secretaria que o Benfica de Vieira eliminou os dois principais adversários. E o Sporting não foi tão prejudicado porque cedo abandonou a corrida pelo título.
É por isso que em Braga o Benfica já não é bem recebido como acontecia historicamente.
Digo eu, que aos sete anos de idade já era azucrinado na Escola porque era o único com dois pecados contra a União Nacional: não era Benfiquista e era o único adepto Portista na Escola Primária de Bombarral.
Etiquetas: Não olhem para o passivo não...
1 Comments:
"o único com dois pecados contra a União Nacional: não era Benfiquista e era o único adepto Portista na Escola Primária de Bombarral"....
O teu bom pai devia ter-te expulso de casa...por seres do Zporteeeeng,pá.o fcp ainda jogava na Constituição(próximo da Areosa,pela Costa Cabral),pá!
és pior e mais mentiroso que os sócrates,o Salazar,o Vasco Gonçalves, o Kadafi e o pinto da bosta,juntos....Deus te perdoe,meu irmão!
ups!
Enviar um comentário
<< Home