terça-feira, novembro 30, 2010

SAUDADES DE MOURÃO


É um vinho que representa muito bem as características da casta nas terras quentes alentejanas. Foi daqui, da Vidigueira, que o Antão Vaz saltou para o topo das castas brancas queridas em Portugal. Agora, praticamente todos os produtores alentejanos têm a casta plantada, praticamente todos os grandes brancos a sul do Tejo têm-na no seu lote ou mesmo sozinha. Funciona muito bem tanto com ou sem barrica.
Este Vila dos Gamas é um exemplo de um Antão Vaz sem passagem por barricas, somente inox.
Tem uma cor amarelo citrino.
Aroma de leve intensidade. Notas minerais em conjunto de fruta a lembrar ameixas e ligeiros frutos secos.
Boca encorpada e com uma boa acidez. Começa mineral, passando depois para sabores mais frutados, com ameixas brancas e ligeiros frutos secos. Final de comprimento mediano.
Temos aqui um vinho onde se sente a casta um pouco presa, assumindo o lado mais austero e menos frutado. Um bom acompanhante para a mesa, com volume e acidez capaz de acompanhar pratos um pouco mais puxados. Um bom exemplo da casta a um preço baixo. - Tirado daqui.

1 Comments:

Blogger ups said...

"Tenho provado e bebido nestes últimos tempos Vinhos do Porto de excelência, vinhos esses que nos fazem meditar e abstrair do que nos rodeia, num diálogo em privado com o néctar que temos dentro do copo."

Agora deu-me pra isto, prá fruta ou chocolate....pois!


ups!

21:54  

Enviar um comentário

<< Home