sexta-feira, agosto 20, 2010

PREVISÕES FMI

O FMI emitiu previsões que colocam Portugal dentro de 5 anos no pior PIB per capita da zona euro.
Não surpreende.
Cada vez se produz menos e a cada hora que passa o Estado contrai 2 milhões de euros - 48 milhões por dia - de dívidas no estrangeiro para pagar subsídios a quem está inactivo.
Cada um de nós ao pagar a prestação da casa, utiliza dinheiro que chegou à economia portuguesa, não por resultar de vendas de produtos que fabricámos e vendemos ao estrangeiro, mas que foi obtido a título de empréstimo.
Por seu lado, o dinheiro que o Banco nos emprestou para pagar a casa também foi obtido pelo Banco, não através de poupanças de portugueses que venderam produtos ao estrangeiro, mas como empréstimo obtido no estrangeiro.

Outro exemplo: quando o jovem de 35 anos consegue finalmente cumprir o seu sonho de classe média e comprar o tal BMW 320 ou o Audi 2.0, vai pedir dinheiro emprestado ao Banco que por sua vez o vai pedir emprestado a um Banco alemão. Esse dinheiro paga à fábrica alemã o carrito e nos próximos 6 anos esse português vai pagar mensalmente o empréstimo com dinheiro que existe na economia portuguesa apenas porque todos os dias recebemos empréstimos da Alemanha.

Vai haver um dia em que tudo se vai desmoronar.
A sociedade portuguesa está a viver num esquema de pirâmide montado pelo sistema bancário nacional que produz em cada um dos 5 maiores Bancos, lucros de 350 milhões ao semestre.

2 Comments:

Blogger ups said...

Porra,só porque o Benfica foi Campeão!!!
Prefiro que seja o Porto a ganhar,se o meu Braga não conseguir ir lá....

ups!

23:39  
Blogger carneiro said...

É engraçado que pensei que o canito era teu... a assumir as dores do dono.

00:14  

Enviar um comentário

<< Home