sexta-feira, julho 30, 2010

OURO EUROPEU PARA O F.C.P.

Ineta Radevica, atleta do F.C.P. ganhou a medalha de ouro dos Campeonatos Europeus em Barcelona no salto em comprimento para a Letónia.

A comunicação social, na habitual parolice tuga, enalteceu a medalha de prata de Naide Gomes, minimizando a medalha de ouro que "até empatou, porque saltou a mesma distância". Em 90 notícias que consultei no Google sobre o assunto só 3 delas referiam que a atleta letã representa em Portugal o FCP.
Obviamente que sabemos que Naide Gomes é portuguesa criada na Madragoa, filha de pai alentejano e de mãe minhota e que foi registada na Conservatória do Registo Civil da Maternidade Alfredo da Costa.

Enquanto "a outra", a que ganhou "por mero favor da secretaria, porque em bom rigor os saltos foram iguais" nem é notícia, porque é estrangeira, nascida fora de Portugal. Até vi comentários de fulanos que acham que os saltos foram mal medidos, tal e demência ....
Só um pormenor que a maior parte das notícias nem refere: o critério de desempate quando o melhor salto é igual para duas atletas consiste na valorização do segundo melhor salto. A Atleta do FCP ganhou porque fez um melhor segundo salto do que a Naide. Por isso, Naide querida, quando dizes que "o empate tem um sabor amargo" estás apenas a sentir o amargura do mau perder. Não empataste merda nenhuma. Perdeste e perdeste bem porque o teu segundo salto foi inferior ao da Campeã Europeia. Essa reacção não é digna do Sporting.

Complementarmente, bem sei que a notícia nem é digna de ser referida pelo jornalismo desportivo português, mas este ano o FCP foi Campeão Nacional Feminino de Atletismo pela primeira vez na sua história, pondo fim à hegemonia de 15 anos consecutivos do campeoníssimo Sporting . Claro que se está em causa "apenas" o Sporting ou o FCP isso nem chega a ser notícia.

Estamos habituados.

3 Comments:

Blogger ciclo said...

Companheirão, espero que tudo esteja bem consigo. Sempre que me é possivel venho aqui dar uma espreitadela, mas raramente deixo comentário,,, hoje tinha que lhe deixar um abraço e continuamos à espera que apareça por cá um dia.

Grande abração

José Cavaca

17:32  
Blogger ups said...

Ganda merda de notícia!
Quando não há notícia sobre o meu BENFICA,que interessa a notícia?
Puro provincianismo ! Pura perda de tempo!
Para além do meu BENFICA,nada mais existe!
Só mesmo o nosso correligionário, perseguido e injustiçado, Sua Excelência o Senhor Engenheiro:-)



ups!

17:49  
Blogger Agnelo Figueiredo said...

Bom... fiquei a saber a Naide é do Sporting.
Ah! E que a campeã é do Porto.
Boa Xiclista.

01:53  

Enviar um comentário

<< Home