quinta-feira, julho 01, 2010

CAMPEONATOS NACIONAIS


Dá-me gozo esta coisa de ter os meus rapazes envolvidos na "alta" competição. Não são as Olimpíadas, mas são os Campeonatos Nacionais, onde se escolhe o melhor de Portugal. Só o facto de estarem envolvidos nessa competição, ao mais alto nível do que se vai fazendo em Portugal, mesmo antecipando o meio da tabela classificativa, já é motivo de muito orgulho nos meus rapazes. É que isto de conviver com Campeões Nacionais, competindo e confraternizando com eles, tratando-os pelo nome e rendendo homenagem à sua vitória não está ao alcance de qualquer um. É um direito que se conquista com muitas horas de trabalho empenhado e duro durante uma época inteira.
Boa sorte para todos.

Actualização no Sábado:
No fim do Programa Curto, o Carneiro está em 4º lugar, encostado aos lugares do podium, mas com a restante concorrência mesmo em cima dos calcanhares. Está renhido. O Colaço foi de longe o melhor. O Sebastião luta sempre pelo primeiro lugar, o Valter (que era a minha aposta pessoal) está em terceiro, depois de alguns erros de execução que não lhe são habituais, o Carneiro discreto, mas seguro vai cumprindo os objectivos, o Diogo jogou à defesa, não arriscou, mas vale muito mais, o Idálio esteve pouco concentrado e também vale muito mais e o Rebelo teve coragem de mostrar o que sabia.
Amanhã, os 3 primeiros lugares serão distribuídos não necessariamente pela actual ordem;
O Carneiro, o Diogo e o Idálio vão lutar pelo 4º lugar e o Rebelo vai mostrar o resto do que sabe - e que não é pouco. Percebe-se que é um moço que chegou mais tarde a estas lides, onde aqueles que começam aos 3 anos de idade têm inegável vantagem relativa.
Mas tudo pode acontecer.
À excepção do primeiro e do último da classificação provisória já vi qualquer um dos outros fazer coisas extraordinárias e coisas desastrosas.
Vamos a ver se a noite lhes dá inspiração.

Rebentei um pneu na A1. Estive para comprar um jipe novo, mas passei por Marinhais e decidi que um jogo de pneus chegava. O jipe só para a semana que vem. Comprei finalmente um macaco como deve de ser. O que tinha não levantava o jipe o suficiente para meter a roda cheia. Com pneus novos não me vai fazer falta nenhuma. Mas está feito e não se fala mais nisso.
Os farinheiras do Divor telefonaram para me cantar a Grandola Vila Morena. Já passava das 3 da tarde e pela desafinação estava tudo bem regado e bem temperado.
Só eu tenho amigos que me cantam corais alentejanos ao telefone.
Actualização Segunda Feira:
O Colaço foi campeão nacional. Merecidamnete. É o mais velho de todos. Na presente época ocorreu uma alteração nos escalões etários e o Colaço que, no regime anterior, deveria ter passado a Senior, manteve-se nos Juniores, sendo dois anos mais velho do que a resto dos competidores, os quais, curiosamente, são todos "Juniores do 1º ano". Ou seja, ainda vão competir mais duas épocas em Juniores.
O Sebastião foi Vice-campeão. Perante o nível do Colaço não teve hipóteses, apesar do bom trabalho. O Valter não superou os problemas da véspera e teve uma exibição desastrosa e desceu ao 4ºlugar. O Carneiro manteve a eficácia e a discrição, mas baixou um lugar. O Diogo subiu dois lugares na classificação. Não me vou alargar nos comentários sobre a classificação do Diogo, porque ele ultrapassou o meu Miguel e poderia parecer despeito. Aliás, recordo que já tinha afirmado que o Diogo vale muito mais do que aquilo que patinara no programa curto na véspera. Mas as sucessivas quedas em saltos essenciais como o duplo axel, etc. não me deixam perceber os critérios de alguns juízes.
Este reparo não é só nem especialmente dirigido à classificação do Diogo - cuja qualidade como patinador é superior à do meu Miguel, insisto, para que não haja dúvidas -, mas parece que quem faz o triplo Toe-loop, mesmo a aterrar a pés juntos ou com as duas mãos no chão, com o travão do patim contrário a servir de alavanca lá atrás, passa a merecer logo notas de 7,5 mesmo que faça o resto do esquema deitado no pavilhão e os piões "centrados" num círculo de meio metro. Quem faz os saltos duplos, certinhos, completos, asseados, sem queda alguma já não passa da cepa-torta. Este barrete é para quem o quiser enfiar. Ponto final.
O Idálio confirmou a falta de treino deste ano. Aliás, como compete também em pares, percebe-se que tenha apostado nessa variante onde a medalha lhe era mais acessível. Como o foi merecidamente.
O Rebelo manteve o nível, agravado pelo facto do programa longo durar 4 minutos e sendo óbvia a falta de pulmão.
A malta esquece-se que 4 minutos em ritmo intenso de esforço é o equivalente a correr os 800 metros. E, por isso, ao fim de dois minutos de esquema é normal que as quedas aconteçam com maior frequência. É que ainda falta a segunda volta ao tartan...
Mas o principal é que o meu Miguel achou o lugar dele justo e adequado àquilo que executou.
Uma nota final para a Joana que fez um bom 8º lugar em Juniores Femininos para o Alverca, sendo que colectivamente o Alverca fez 6º lugar nacional em cerca de 30 Clubes.
Ainda estive para ir à organização pedir o cesto para trazer para baixo, mas estávamos com pressa.
Eu que sou mero contribuinte para a modalidade e espectador interessado apenas posso fazer um comentário final: Na patinagem, como em tudo o mais na vida, "mais vale um beijo bem dado do que um coito atamancado".
A única explicação é que há juízes que nunca sentiram a diferença e, por isso, não alcançam.
(atenção, Ups, desculpa lá, mas aqui não quero comentários "daqueles" faxavor. )

3 Comments:

Blogger NO FLATS said...

Boa sorte para os miudos.

08:09  
Blogger ups said...

Pois!As tuas apostas pessoais,agora, ficam sempre em terceiro lugar.Eheheheheh(pimba!).
E eu que que me ralo com isso....desde que o Vasco passe para cima do pódium.
Boa sorte ...ao Vasco!
Os outros não são teus filhos,pois não?


ups!

09:25  
Blogger Victor Plastikman said...

Ainda bem que , ha quem saiba dár valor aos patins de rodas paralelas e não ás rodas em linha !!
Mete-me medo .... ver os putos em faze de crescimento e andar com as pernas tortas naqueles "patins" .
Que porra de M... haviam de criar !!
Mas , os paizinhos .... compram-nos .... coitados .... !!

20:46  

Enviar um comentário

<< Home