sábado, abril 17, 2010

VULCÃO DE PORTEL

Conforme a imagem atesta, o vulcão de Portel entrou em violenta erupção, espalhando cinzas pelas redondezas e concentrando-as na atmosfera em nuvens que impedem a rota normal dos aviões comerciais entre Lisboa e Madrid. O Governo está a ponderar se deve usar o Plano de Contingência ainda do tempo do Ministro Pinho - que incluía a utilização da rota alternativa pela Vidigueira, Serpa e Vila Nova de São Bento, o que teria a desvantagem de interferir com o habitat da abetarda, tendo a Quercos manifestado a respectiva oposição -, ou se se avança para a construção imediata do TGV usando para o efeito as infra-estruturas das ecopistas de Montemor-o-Novo e Graça do Divor - que chegaram a comportar a passagem de comboios de tendencial alta-velocidade. Autoridades locais antecipam que é desta que o TGV Lisboa-Madrid vai avançar.
Entretanto, está em investigação no DCIAP, na mão da Drª Candida Almeida, a denúncia anónima que liga governantes, oposição e empresas de obras públicas à ignição do Vulcão de Portel. Segundo apurou o Xiclista, junto de fontes geralmente bem informadas de matérias em segredo de justiça, a denúncia já tem comprovação probatória, pois existe escuta telefónica de uma conversa entre um governante e um membro da oposição na qual terá sido dito: " A tua tia é mansa, mas quando aquece parece o vulcão de Portel". Deste modo, no entendimento dos investigadores, o aquecimento da tia, regra geral mansa, foi um acto deliberado para tornar irreversível a decisão de se avançar para a construção do TGV que ligue as capitais ibéricas.
Segundo a opinião de criminalistas a que se teve acesso, o aquecimento da tia, ou vulcanização dolosa agravada, só será punível de houver intenção directa em desviar a rota dos aviões. Se, ao contrário, o aquecimento da tia visava apenas tirá-la do estado de mansa, e pô-la, por exemplo a marrar, a dar coices ou a dizer muuu, mesmo que lhe tivessem manipulado os úberes a troco de dinheiro, já não será punível.
Outra opinião, porém, entende que se a tia mansa tiver um sobrinho que seja segurança num centro comercial ou steward desportivo, tanto bastará para a conduta ser punida.

1 Comments:

Blogger ups said...

Xiclista está em grande forma.
Que grande pedalada.
Pareces o Luisão a entrar por trás.A matar!

ups!

11:03  

Enviar um comentário

<< Home