quarta-feira, abril 08, 2009

SABEM MUITO

Esta capa de A Bola não visa enaltecer o muito mérito do jogo de ontem, exaltar a alegria de 4 milhões de adeptos de vários clubes ou, sequer, criar um ambiente psicológico de incentivo e de força anímica para os desafios que se seguem.
Nada disso. Aliás, salta-se a meia-final, como se se estivesse a um passo da Final. Falaciosos da treta!
É que depois de tanta patada e de tanta filhadaputice dirigida ao FCPorto, a Bola já não engana ninguém (só os 6 milhões, mas esses gostam de ser enganados e já estão habituados).
O único desígnio de A Bola é colocar a fasquia do objectivo muito alta, no limiar do impossível, para criar mais tarde o efeito de derrota e de frustação. Aproveita agora a euforia portista que pode enevoar a habitual clarividência para lançar um objectivo que, a ser frustrado como muito provavelmente acontecerá, possa causar danos domésticos e viabilizar um último folego àquele cadáver de equipa que A Bola descaramente e sem vergonha patrocina.
Porque uma coisa é o desejo portista de chegar à Final. Coisa diferente é o realismo que nos distingue de quem acha que as coisas se resolvem em passes de mágica, sem trabalho. E coisa muito diferente é aliviar a exigência interna, como dava jeito a outros, para jogar tudo no êxito internacional. O verdadeiro portista está orgulhoso do jogo de ontem, mas percebe que a equipa esteve alguns furos acima do normal. A Equipa de Jesualdo não é tão boa assim. O jogo de ontem foi uma excepção. Uma excepção boa, saborosa, mas uma excepção. A coisa acabou empatada, como poderia ter acabado em 3-1 para qualquer dos lados. Quando existe equilíbrio, não há tendências. Qualquer resultado pode acontecer, sem que isso signifique inferioridade de uma equipa em relação a outra. Por isso, vamos esperar pela 2ª mão para sabermos se vamos ou não defrontar o Arsenal. Que, com esses sim, temos umas contas a saldar.
Entretanto, Senhor Director de A Bola, nem com cínicas aparências de portuguesismo me leva a gastar um centimo que seja num jornal seu. Para ganhar dinheiro, mais vale voltar ao costume com o Rui Costa na capa a falar das contratações da próxima época, a tal que, finalmente, é que vai ser.

4 Comments:

Blogger Rui Valente said...

Caro amigo,

Postei este seu comentário no meu blogue [Renovar o Porto], por ter alguma analogia com um que lá escrevi [Dar pérolas a porcos, não!]. Espero que nada tenha a obstar.

Saudações portistas

17:20  
Blogger carneiro said...

amigo,

sirva-se.

Abraço aí para cima.

20:34  
Anonymous Zurc said...

Não sou portista nem benfiquista (sim, é verdade, embora não seja o meu clube principal, tenho alguma simpatia pelo Sporting), mas não posso deixar de concordar consigo. Contudo, ainda pior (ou talvez apenas menos cínica...)é a 1ª página de "O Record". Então julgavam vocês que a grande proeza e a grande notícia deveria ser a excelente prestação do FC Porto?!... Ora, ora...o Quique!!! A dor que vai por lá, nem disfarçar conseguem...

22:51  
Anonymous Anónimo said...

"Toumemaver" que tenho que voltar ao Porto e pagar as cotas atrasadas 20 anos.....só para dar azar,pode ser?
ups!

10:29  

Enviar um comentário

<< Home