segunda-feira, junho 02, 2008

OVAS COM BRÓCULOS


Hoje foi necessário voltar à comidinha de atleta na Tasca do Pereira. Para repor a racionalidade. Conforme se prova pela imagem anexa.
É que ontem o meu Vasquinho desafiou-me a criar um daqueles petiscos de lamber os dedos (coitadinho do meu filho mais novo: tudo o que o pai faz para ele é um petisco). E depois de aturada reflexão introspectiva e perante as escassas disponibilidades da arca e do frigorífico - seja pela greve dos pescadores seja pela greve geral da economia - decidi aproveitar uns filetes de peixe-espada preto que já tinham uns dois meses no gelo e prepará-los com o molho imortalizado por Bulhão Pato. É certo que deste molho, com base em alho e em gordura vegetal ou animal, conheço mais de trinta variações. A minha, obtida pelo exaustivo método de tentativa-erro, assenta em alho, manteiga e coentros. Para lá de alguns pormenores que não divulgo por mero capricho e arrogância. A verdade é que, qualquer dos meus 3 filhos acorreu à cozinha só pelo cheiro indagando pelas ameijoas. Expliquei-lhes que as ameijoas a 15 euros o quilo passaram a integrar aquele grupo de alimento que só comemos em casa de quem nos convida. Mas a verdade é que com arroz de feijão, o Sword-black-fish à la Bullion Duck, - como pomposamente passou a ser denominado, fez um sucesso daqueles. E a coroa de glória de um cozinheiro acontece quando os convivas partem pedaços de pão para rapar directamente do wok tudo o que é comestível.
O que tudo junto me leva a concluir, uma vez mais, que com o molho apropriado todo o conteúdo se engole com prazer. Um jantar profundamente filosófico, portanto.

3 Comments:

Blogger Agnelo Figueiredo said...

As tuas ameijoas ainda eu comia.
Agora as ovas...
Lembrei-me logo daquele tipo da mioleira, um que foi ministro ou assim. Bahhhh!

01:24  
Blogger RedTuxer said...

Há pessoas sem gosto nenhum, é só o que me vem à cabeça após ler este comentário do azurara!! :P
Tenho de ir à tasca do pereira para experimentar essas ovas!!! E com uma batatinha cozida a acompanhar, sff.

RedTuxer

20:51  
Blogger carneiro said...

Red,

Olha que o Azurara até costuma ser de gosto esmerado e requintado. Não gosta de ovas. Se calhar porque nunca as comeu á la Bulllion Duck.

Quanto á Tasta do Pereira, hoje há cozido...è só apareceres que, regra geral, estou por cá.

09:46  

Enviar um comentário

<< Home