segunda-feira, março 10, 2008

FUTEBOLÊS


Existe uma expressão linguística que significa o dramático, o decisivo, o tudo-ou-nada. " De Vida ou de Morte".
Uma vez, um falador de português, desses provenientes da Universidade do Futebol, tão fértil de vocabulário, tão exímio na forma verbal, tão sofisticado no advérbio, tão inventivo na alegoria, quis dizer a um jornalista que o jogo ia ser de vida ou de morte. E adaptou o conceito para futebolês tentando dizer: "vai ser um jogo de "ou matas ou morres". Aliás, no mais correcto alinhamento retórico que utiliza a segunda pessoa do singular para se referir a ele próprio ( "João Jogador, o que pensa do jogo ?" Resposta do JJ: "Eh pá, tu quando ganhas ficas muita contente..." ).
Então, aquele falador de português, pretendendo dizer "ou matas ou morres", pensou, hesitou, engasgou-se, tentou lembrar-se como seria e à terceira tentativa lá conseguiu dizer "vai ser um jogo mata-mata". Ou seja, o erudito só se lembrou de metade da acção. Nem teve esperteza para configurar em termos linguísticos a totalidade da acção que pretendia descrever.
Mas, extraordinariamente, os jornalistas portugueses pegaram naquela frase de profundo significado futebolístico, onde descortinaram tremendo repique tropical, e passaram a utilizá-la como um conceito acabado significante de jogo decisivo. Assim, qualquer das escolas de esmerada linguística em que se transformaram as redacções desportivas dos três canais televisivos, as congenéres da rádio e os intelectuais dos jornais desportivos pegaram na frase e acabaram por atingir o ridículo de a usar numa primeira página.
Oh labrego, aquilo do "mata-mata" não existe, nunca existiu. Foi um mero lapso discursivo devido a ignorância escolar elementar. E nem sequer tem um significado literal. A única realidade "mata-mata" que existe consiste numa tartaruga carnívora da América Central e do Sul que tem essa denominação, não por correspondência ao verbo matar, mas porque os índios assim lhe chamam.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

a BOLA é um jornalês malfikês que só merecia ser morto matado.

15:04  

Enviar um comentário

<< Home