quarta-feira, janeiro 02, 2008

100 DIAS A PEDALAR EM LISBOA


Paulo Santos é Engº Civil, interessado pela variante de Transportes Urbanos e está a elaborar uma Tese de Mestrado sobre o uso urbano da bicicleta em Lisboa. A partida foi às 11:00 Horas no Terreiro do Paço. Estive lá depois de completar os meus primeiros 70 Km por Monsanto e arredores - pois, pois, Zel e Rui Ferreira, o ano começou a sério.
Conto que a Tese dê uma roupagem científica àquilo que todos nós já sabemos empiricamente: que em Lisboa um carro particular faz médias de 15 Km/h, um autocarro 18 ou 19. E que eu de bicicleta faço médias de 20 Km/h sem me cansar muito. Mas estas coisas ditas por um 'paisano' não são levadas a sério. Talvez a Câmara de Lisboa se convença perante uma Tese científica, ainda por cima de um engenheiro - sabendo nós que a Edilidade de Lisboa exibe a maior concentração de engenheiros por metro quadrado de todo o planeta.
O resto da história já os amigos sabem pois viram-me na Sic a tecer elogios aos condutores da Carris. Não passou a parte mais gira da conversa com os simpáticos jornalistas, em que 'trinquei' na qualidade do pavimento, nos camelos que apitam para se sentirem superiores em relação ao desgraçado que ali vai a pedalar só porque, pensam, não teve dinheiro ainda para comprar uma motorizada, para a ajuda ao controle do déficit do orçamento da saúde mediante a prática desportiva que me vai impedir - estatisticamente, pelo menos - de gastar recursos aos nossos hospitais em doenças cardiovasculares, diabéticas e inerentes à obesidade.
Nem tão pouco passou a parte em que eu defendi que o ciclismo é a única actividade que permite aos heterossexuais andar na rua vestidos de lycras apertadinhas em cores berrantes.
Enfim, a minha intenção foi apoiar o Paulo Santos e disponibilizar-me para aquilo que ele possa necessitar da minha experiência como ciclista urbano.
A causa é justa, razoável e nobre.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eheheheh...estragaste tudo com aquela dos 'heterossexuais'...tudo o que era mais importante de ser dito a Sic não mostrou.

Mas mesmo assim a reportagem não foi nada má. Ganda Caneiu!!! e Ganda Paulo Santos!

18:20  
Blogger anabananasplit said...

O jornalista "generalista" é um bicho estranho. Cabe-lhe a ele falar de e divulgar uma série de coisas para as quais não tem conhecimentos nem experiência (nem tempo para investigar muito), e o resultado é que no corta e cose das peças pode jogar fora coisas importantes e deixar quase apenas o fait divers... Mas o resto do povo, vê aquilo na TV ou no jornal e concede-lhe uma credibilidade e uma autoridade insuspeitas. Mas divagações à parte, algo está a mudar quando uma iniciativa destas já é normal chegar aos mass media. ;-) La Velorution está em curso! :-P

10:35  
Blogger carneiro said...

É certo o que diz, Ana. Mas a jornalista e o reporter de imagem foram muito simpáticos, interessados e empenhados na bondade do assunto.

Também não me quis impôr, pois o momento e a iniciativa eram do Paulo Santos e mantive sempre uma respeitosa "segunda-linha".Tentei falar só quando me dirigiam a palavra (depois não me calava, mas isso é deformação...ehehe)

Eles gostaram da parte em que contei que a Transtejo tem uma tarifa para bicicleta e outra, alguns centimos mais cara, para bicicleta com reboque...

Vá lá, o resultado final não foi mau.

Quando penso nas reportagens da RTP em que apenas focam as barrigas proeminentes, os bigodes retorcidos, as gaitas de beiços e tudo o que é excentrico e depois passam a reportagem ao som de acordeão e do bacalhau do Barreiros...

10:51  
Blogger anabananasplit said...

O vídeo da reportagem está online. :-)

12:44  
Anonymous Anónimo said...

Logo vi que a reportagem estava incompleta. Mas foi bom terem passado um ciclista a realçar pontos positivos, das suas aventuras no trânsito citadino!
Esperemos que este trabalho tenha resultados positivos a medio prazo!
Abraço!

20:20  
Blogger guerradossantos@gmail.com said...

Caríssimo Helder, obrigado pela sua excelente participação e contribuição com a sua experiência de ciclista para este projecto que não é só meu, mas de todos os aficionados que acham que, com força de vontade, se consegue tudo. 2ª feira vou reunir com os técnicos do departamento de segurança e tráfego da CM Lisboa. Só para verem que as coisas estão mesmo a andar e que agora é mesmo a sério. Um grande abraço, meu amigo. Vá dando notícias para o meu mail.

20:57  
Blogger guerradossantos@gmail.com said...

Ah! Os meus parabéns à equipa de reportagem. Fizeram um excelente trabalho !!!

21:00  
Blogger pulanito said...

É pá...perdi esse teu momento de glória..

Por acaso não tens isso no computador?
Gostava de ver

abraço

12:13  
Blogger carneiro said...

Tens aí em cima o coment da Anabananasplit

12:33  

Enviar um comentário

<< Home