TOUR 2007
Afinal não vou atravessar a Península. Não arranjei companhia e o bom senso aconselha a que não me meta durante 20 dias em solitário por um território completamente desconhecido. Estar do lado de cá da fronteira faz toda a diferença. É que no caso de uma lesão, uma viagem de táxi resolve o assunto.
O ano passado fiz o quadrilátero do sul - Lisboa até Mourão, Guadiana até à foz, todo o Algarve até Vila do Bispo e Costa Vicentina até Lisboa. Foram pouco mais de 900 Km em 8 jornadas úteis. Este ano vou fazer o triângulo do interior norte: Lisboa até Portalegre, virar a norte até Bragança passando o Douro em Barca de Alva e obliquar em 'hipotenusa' por Valpaços e Vila Pouca de Aguiar; passar o Douro no Pinhão e descer pela zona de Viseu.
Já comecei a dividir o mapa em etapas. A travessia do Alto Alentejo é de fácil programação. Duas jornadas põem-me na zona de Nisa-Ródão. Daí para norte vai ser a aventura completa. É que nem de carro conheço aquela zona do país. (Enfim, fui uma vez a Freixo-de-Espada-à-Cinta em trabalho, mas foi ir-e-vir pelo caminho mais curto). A quilometragem nessas jornadas não pode ser muito ambiciosa. De certeza que a orografia vai limitar a progressão. Oitenta Km por dia nesta zona vai ser o razoável. A zona de Trás-os-Montes conheço bem. É um sobe e desce desesperante. Mas conhecer o que nos espera, ajuda a superar as dificuldades.
De Alijó para baixo é que necessito de ajuda. Talvez o Azurara ou outro amigo de Mangualde me possa sugerir um percurso entre o Pinhão e Tomar em jornadas de 75/80 Km, evitando as maiores dificuldades em altimetria. Passando obviamente por Mangualde na esperança de que uma alma caridosa ofereça uma sopa a um ciclista solitário...
Da primeira abordagem ao mapa resultou um trajecto de cerca de 1300 Km para 14 jornadas.
Com mais ou menos ajustes, vai ser uma passeata em grande.
Allô, Agosto! Ainda falta muito ?...
8 Comments:
Fico mais descansada por saber que no Outono continuaremos com o nosso Xiclista vivo! ;-)
Vá pra'fora cá dentro, já é uma aventura!
...Ca'inveja dessa vuelta!
Bem bonita e saudável :-)
Sulista
Em que datas é que ias atravessar a península? Não é para te fazer companhia mas tou de férias em Agosto em Alicante e se fosse preciso alguma coisa ia ter contigo! És mesmo apanhado, ainda me chamam maluco por gostar de montanhas russas!! Boa viagem!
hombre, até que poderia passar perto de Alicante. Mas não encontrei um maluco que viesse comigo. Este año, España está fuera del contexto...
Assim, nordeste. Tejo Internacional e Douro internacional.
Com a sorte que tenho ainda atropelo um abutre do Egipto e dizem que foi de propósito...
se é por causa da sopa, já tens quem te dê um caldito retemperador.
aparece e dá noticias e logo verás a hospitalidade beirã
Camarada de pedaladas!
Lindas viagens fará plo norte de Portugal!
Desde já me ofereço pra o escoltar, na região do Douro!
E gostaria que viesse almoçar, ou porque n pernoitar, numa aldeia perto de Lamego.(Meijinhos)
Do Pinhão a Lamego são 45 Km, até a aldeia mais 10 Km.
Será um prazer, poder "mostrar" as estradas, q são o mais q tudo das minhas férias... e de aguerridos treinos, com vista a Senhora da Graça, lá para o final do mês de Agosto.
Se tudo correr bem vou de férias lá pra dia 7 de Agosto.
É uma questão de combinar o escalonamento das etapas, e penso q alguns amigos do LamegoBike também vão recebe-lo de braços abertos.
A estrada nacioinal q liga o Peso da Régua a Lamego e depois a Castro D´aire, é imperdivel!
29,9 Km de Subida... ligeira como é evidente pois o desnível é de pouco mais de 900m.
Mas de uma beleza emenxuravél, e com uma possivel passagem plo Santuario dos Remédios, exilibris de Lamego.
Aguardo resposta... :)
pra mais esclarecimentos: 963408833
Não é pra fazer inveja mas este fim de semana vou pra lá :)
Será que é desta?
És mesmo extraordinário!
Que belo projecto!
Espero que encontres muitas pessoas no caminho, que te acompanhem nalgumas etapas (o Pulanito não vai este ano?).
Espero que este ano vás actualizando o blogue, para te irmos acompanhando!
Beijinhos
Amigo Carlos Augusto,
Pelas datas é mais do que possível encontrarmo-nos lá por cima.
Lembre-se, porém, que tenho quase o dobro da sua idade,quase metade do seu andamento e ainda por cima levo o reboque. Andar comigo vai ser desesperante para um ciclista com a sua capacidade.
Não tinha incluído Lamego no percurso, mas obviamente que o vou alterar.
Tenho dois lugares obrigatórios: Vila Pouca de Aguiar (terra do meu Pai) e Mangualde (por causa da sopa do Zé Miguel que foi o único que ofereceu alguma coisinha).
Tinha inicialmente marcado o trajecto V.PAguiar -Pópulo-Pinhão-Tabuaço-Moimenta Beira e daqui para sul pelo Satão até Mangualde.
Se você diz que do Pinhão posso ir por Lamego, tudo bem. Mas a nacional 222 - paralela ao Douro a sul - entre Pinhão e o Peso da Régua não é mazinha em demasia ? Veja lá onde me mete. Não se esqueça que levo o reboque... E mesmo com andamentos 30-29 há subidas que só as faço a 6 Km/hora.
Assim, em vez de ir por Tabuaço e Moimenta, posso fazer a nacional até Castro de Aire e só depois meter para dentro para Vila Nova de Paiva, Satão e acabo em Mangualde. Tabuaço e Moimenta ficam para a próxima.
Logo á noite vou refazer o percurso por esse lado.
Enviar um comentário
<< Home