quarta-feira, maio 02, 2007

LISBOA-ALCANENA


Anualmente pela primavera realiza-se a ligação Lisboa-Alcanena na modalidade de equipas. As partidas são espaçadas, mas durante o percurso com cerca de 110 Km as equipas ultrapassam-se, juntam-se, perdem elementos que são incluídos na equipa imediatamente seguinte. Enfim, durante cerca de 4 horas - para as mais rápidas - muita coisa acontece.
Este ano não fui seleccionado por razões de peso. O Treinador acha que devo fazer a época na equipa de Sumo. Mas, mesmo assim, não deixei de dar o meu apoio aos amigos. Saí de Lisboa cedinho, fiz o percurso até cerca de metade - Cartaxo - e voltei para trás. À ida fui ultrapassado pela Equipa da Lourinhã, primeira a sair, e que circulava a 36 Km/hora em plano. Ainda tentei meter-me na roda, mas ao fim de 200 metros percebi que não ia aguentar. Já perto do Carregado meti-me na roda da Equipa de Alcanena - iam a 32 Km/hora - durante 2 Km, mas o gajo que ia à minha frente estava incomodado e olhava repetidamente para trás a convidar-me a largá-lo. Fiz-lhe a vontade para o não mandar à porra. Acabei por me juntar a uns elementos da equipa da Casa das Peles do Cartaxo - cuja equipa se desmembrara no Carregado para alguns irem pequenoalmoçar. Tive boa companhia até à Azambuja. Até deu para ir na conversa. Quando juntaram a equipa toda, deixei-os ir e segui no meu ritmo. Na volta cruzei-me com todas as restantes equipas. E deu para perceber que um terço daquela malta nem a Santarém conseguiria chegar. Deparei com a minha equipa LA-Alumínios na descida para a recta de Vila Nova da Rainha, povoação visitada também por Almeida Garret nas viagens na terra dele. Fotografar em andamento é complicado e não sei se incluí na frame todos os elementos. O Igor ia ao volante do carro de apoio - consegui ver depois de bater a foto. Pela silhueta consigo identificar o Paulo, o Gabriel, o Beicinha, o Carlos, o Jorge, o Zé Augusto. O que vai em segundo ficou com a mão à frente da cara e não percebo quem seja. Se calhar porque não devo ter feito muitos Km com ele, já que não identifico o estilo. O último parece ser o Tojinha pois sabemos que ele só se mete nestas coisas para ir na roda dos outros - era o que faltava ver aquele alentejano a puxar pelo pelotão...
Aos que não consegui apanhar na foto ou identifiquei de forma deficiente, o meu pedido de desculpas. Só deu para bater uma foto e a equipa, naquele local - ligeira descida -, deveria ir a 40 à hora. Por isso a foto era muito difícil.
Acabei por fazer 117 Km a uma média de 26,250 Km/hora. Na ida fui ajudado pelo vento Oeste e pelas boleias que apanhei. Na volta até ao Carregado andei mais devagar, quer pelo vento de frente, quer porque ia saudando as equipas e parando para fotografar algumas. Mas do Carregado até Lisboa foi prego a fundo com o vento a empurrar-me o ombro direito. O peso teima em não sair. Mas as médias estão a melhorar francamente. Também, já era tempo de alguma coisa começar a correr bem...
Vamos lá a ver se no próximo ano estarei em condições para integrar a minha equipa.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E mesmo que não estejas, para o ano, já fazes 'inveja' a muito menino e menina!
Eu por exemplo, não aguentava a tua pedalada ;-)

Finalmente agora no aniv. vão-me oferecer um porta-bagagens pó tejadilho do pópó pra levar a bike a passear à praia, belêm, expo, etc ...este verão vou dar ao pedal mas devagarinho...ehehehehe

14:03  
Blogger Elise said...

kaneiu wuanzudo, meu campeão. :)

19:34  
Anonymous Anónimo said...

Carneiro, vamos esperar o próximo ano. Perder peso será a meta! Mesmo que para isso só postes duas vezes por semana.O restante do tempo exercitando e comendo MUITO menos! Risos, Abraços.É Bricadeirinha, campeão!

09:29  
Blogger carneiro said...

Amigo Eduardo, a obesidade - mesmo a pré-obesidade ou peso excessivo - pode ser muito traumatizante, sobretudo para quem até há 10 anos atrás viveu com o peso correcto.

Nunca pensei que pudesse causar tanta ansiedade, mal-estar e baixa auto-estima. Tudo com consequencias graves na inter-acção social, familiar e laboral.

Durante anos ria-me do problema de excesso de peso que era só dos outros.

Agora estou a passar por uma fase muito complicada. Se bem que já se vá vendo algum progresso.

Mas também são raros aqueles que conseguem estar dois meses seguidos a evitar todo e qualquer hidrato de carbono.

Imagine que a uma 6ª Feira se consomem mais de 5500 Kcal. Outro tanto no sábado e também no domingo. O pequeno almoço foi uma banana, o almoço e o jantar consistiram num filete cozido de carna branca ou de peixe acompanhao por bróculos ou couve-flor. Com maçãs nos intervalos das refeições maiores.

E na 2ª Feira seguinte o peso acusava mais meio kilo.

É de desesperar, não é ?

(veredicto médico em linguagem corrente: sindrome da PDI)

Só sei que actualmente olho para os gordos e obesos com outro respeito, por vezes com compaixão. Se calhar o sentido útil do meu problema de peso é mesmo esse: alterar a minha atitude para com essas pessoas que agora sei sofrerem muito.

09:43  
Anonymous Anónimo said...

Toda a minha vida fui magra.
Chegava a ter complexos com isso. Em miúda, td a gente falava disso sempre que me via...és tão magrinha...era sempre a mesma merda! No gozo, chamavam-me 'chalé d'Ossos' ou chega-te pra lá que os teus ossos magoam!...etc.

Comi sempre muito bem desde criança...até era/sou um bocado alarve..ehehehe...Podia comer de tudo! mas não engordava...e o pessoal continuava a dizer, tens lombrigas na barriga, etc, etc.

A partir dos 40anos, comecei subitamente, a engordar,
por razões de vária ordem que não vêem agora aqui ao caso.

A médica já disse, por mais exercício que faça, dessas banhas já dificilmente se livra!

Agora sou gorda, mais ou menos,
e GOSTO!!!!!!!!!!
Sinto-me mal da pança e o pescoço serem tão gordos mas no geral, GOSTO! DEIXEI de ser gozada!!
Agora chamam-me GORDA e eu GOSTO!!
Sinto-me bem em ter um certo peso, estatuto...Eheheheh!

:-D

Bjos e Abraços

11:54  
Anonymous Anónimo said...

DEIXEM OS GORDOS EM PAZ.
A AMIZADE COMBATE A ANSIEDADE.
PENSEM NISTO E DURMAM DESCANSADOS.

22:21  
Anonymous Anónimo said...

Bem é sempre, constragedor ver alguém, que não foi selecionado do "outro lado dá estrada".
Mas é bom saber que nesse espirito há desportivismo, força pra pedalar, perseverança pra continuar e um olho critico tão bem apurado!!!

21:43  

Enviar um comentário

<< Home