quarta-feira, abril 11, 2007

MÊS DO PULMÃO


Em 07.08.2001 fumei o meu último cigarro. Na época fumava 60 cigarros por dia se me deitasse a horas decentes. A influência desse facto a nível planetário foi tão grande que um mês depois aconteceu o 11 de Setembro. Ainda nesse Setembro comprei a minha primeira bicicleta da era moderna e comecei a fazer percursos - espantemo-nos todos - de 6 Km. Meses depois fiz um TAC aos pulmões e passei sem nuvens, vultos, pintas ou nódulos. Em Abril de 2007 está a acontecer o Mês do Pulmão com a divulgação de matérias médicas respeitantes ao pulmão, ao tabaco e a outros agressores. E fala-se do cancro do pulmão. Que não sendo o mais frequente quando comparado com os da próstata, da mama e do colon-rectal, acaba por ser o mais mortífero, pois os outros ainda dão algumas hipóteses de tratamento. O Cancro do Pulmão, regra geral, é uma sentença de morte no prazo de um ano após ser diagnosticado. Tem sido o ciclismo que me tem resguardado de tentações tabágicas.
Está na altura de eu fazer mais um TAC. Só para sossegar o espírito.
E tu, amigo(a), quando largas a merda do tabaco ?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai ai...



...pôrra!!


:-/


A Sulista

16:44  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, como o amigo Carneiro diz, o Cancro do Pulmão, regra geral costuma ser uma sentença de morte!! A foto bem o demonstra, a diferença existente entre um pulmão de uma pessoa normal e o de um fumador.

Só para se ter uma ideia, uma pessoa que fuma um maço e tal por dia, é o equivalente ao final de um ano ter feito aproximadamente 350 radiografias devido á presença de Polonio 210; e o equivalente a 750 ml de alcatrão.
Além do cancro de pulmão, o mais prevalente em fumadores sao mesmo as complicações cardiacas, as quais muitas pessoas ignoram que é devido a este hábito.

Por isso, associo-me a esta propaganda antitabágica e viva a prática do desporto e neste caso do CICLISMO!
Abraço, Rui Ferreira

19:04  
Anonymous Anónimo said...

Ótima postagem, sob todos os aspectos! Eu não fumo. Fumei, mas parei a mais de 40 anos! Sem bicicleta!
O seu invisível varal esta lá. Se não enchergares é porque é invisível, pá! Abçs

08:04  
Anonymous Anónimo said...

Pois,essa fotografia devia ser reproduzida por milhões em grande tamanho e colocar uma em cada esquina,nas estradas de km a km em cada praça...para os fumadores perceberem porque é que os Não barafustam tanto,quando lhes passa uma névoa tabágica pelo nariz sem estar a fumar!Para além de ser fatal o cancro do pulmãoé do pior em termos de sofrimento porque para a falta de ar não há morfina que valha!

01:27  

Enviar um comentário

<< Home